Um forte temporal atingiu Curitiba no começo da tarde desta segunda (11) e causou muitos transtornos em alguns bairros da capital.

No Jardim Botânico, os semáforos estão desligados na Av. Prefeito Omar Sabbag, nos cruzamentos com as ruas Engenheiro Rebouças e Brasílio Itiberê e o trânsito na região é complicado.

De acordo com a Simepar, o forte calor nesta segunda-feira (11) causou a instabilidade do tempo em algumas áreas do Paraná, o que provocou pancadas de chuvas e trovoadas já pela manhã em algumas regiões.

Até o fim da tarde e a noite são esperadas chuvas mais fortes e há condições para o registro de rajadas de vento forte também, quando a frente fria estará configurada e deslocando-se rapidamente pelos estados do Sul.

A Defesa Civil de Curitiba está monitorando a situação e qualquer emergência deve ser comunicada pelos números 199 ou 190.

Confira algumas dicas da Defesa Civil do Paraná para se prevenir em casos de chuvas fortes:

Antes:
– Não jogue lixo ou entulho no córrego, para não obstruir a passagem da água;
– Não construa próximo a córregos que possam inundar;
– Não construa em cima de barrancos que possam deslizar, carregando sua casa;
– Não construa embaixo de barrancos que possam deslizar, soterrando sua casa.

Durante:
– Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
– Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose.

Depois:
– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
– Cuidado com a água que for beber: veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
– Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;
– Em caso de febre, vômitos, diarréias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.