Os custos do sojicultor brasileiro devem aumentar em pelo menos R$ 100 por hectare somente com a elevação das taxas de juros de custeio e investimento estabelecidas pelo novo Plano Safra. A previsão é da consultoria Agroconsult .

Analistas da Agroconsult alertam os produtores para os riscos da contratação de crédito através do novo Plano Safra, que prevê que uma parcela dos recursos devem ser liberados com juros livres, com as taxas de juros podendo chegar a 17% ano.

Assentados da reforma agrária, beneficiários do Banco da Terra e Crédito Fundiário, com operações do Pronaf “A” e “A/C” contratadas até 2010 e que estavam inadimplentes em 2013 têm uma última oportunidade de quitar os valores devidos em condições especiais. A resolução do Banco Central do Brasil Nº 4.347/2014 garante o desconto de 80% para pagamentos até o dia 30 de junho.

Na safra de 2014/2015, o Brasil produziu 2,3 milhões de toneladas de sementes de soja, o que representa 63% de todas as sementes produzidas no Brasil, de acordo com a Abrasem, Associação Brasileira de Sementes e Mudas.

Desse toral, 65% das sementes de soja tem sua origem de produtores regularizados e 35% têm origem no mercado informal. De acordo com a Embrapa, o uso de sementes de soja de alta qualidade é fundamental para a implantação e o desenvolvimento da lavoura.