Apesar da grande preocupação por parte da população, autoridades de saúde no Paraná afirmam que não há motivos para pânico

O recente surto de meningite bacteriana no estado do Rio Grande do Sul causou uma corrida dos paranaenses aos postos de vacinação particulares. Na capital, em alguns laboratórios, a procura pela vacina contra a doença, aplicada em duas doses, triplicou nas últimas semanas. Cada dose custa cerca de R$ 450,00.

Apesar da grande preocupação por parte da população, principalmente entre os pais de crianças pequenas, autoridades de saúde no Paraná afirmam que não há motivos para pânico. No Estado, não há surto da doença, que costuma ser mais comum nos períodos de frio. O número de casos da doença, que não foi divulgado, está dentro da normalidade.

No Rio Grande do Sul, desde o início do ano, foram registrados 48 casos de meningite bacteriana, sendo que 10 pessoas morreram. No ano passado, foram 75 casos e 13 mortos.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça severa, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões, rigidez de nuca e aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em crianças pequenas, pode haver recusa alimentar e irritabilidade.

Com informações da repórter Gislene Bastos (RICTV Record).