SOMA DE ESFORÇOS
MINUTO DO RIVA: LIBERAÇÃO DE COMPRAS DE VACINAS POR EMPRESAS PODE SER BENÉFICA
E pode mesmo.
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei de compra de vacina por empresas. Hoje, isso já é permitido, porém, adquirir é possível e tudo deve ser repassado ao SUS. Assim que houver a promulgação da nova regra, que ainda deve passar pelo Senado Federal, as organizações compram, vacinam funcionários e doam a mesma quantidade ao governo, para imunização pública.
O que é fato: pode diminuir a fila do PNI, aliviar aos governos e acelerar a aplicação nos brasileiros. Por óbvio que os governos devem ter a prioridade, vide o grande volume que compram, uma necessidade de garantia na nova lei. Os maiores laboratórios já declararam isso aqui: devem olhar, inicialmente, aos governos.
Pela nova lei, basta o imunizante ter reconhecimento pela OMS. De acordo com meu amigo Marc Sousa (@marsousa ), 60 empresários paranaenses já se disseram favoráveis à ideia.
Seria o ganha-ganha: uma pessoa a menos para ser vacinada pelo governo e a aceleração da volta da economia funcionante, reabrindo o setor produtivo.
Chega de olhar o setor privado como oportunista e vilão, afinal, vagas de emprego, em maioria esmagadora, dependem dele.
Era isso.
Sorte e paz!
Vamos juntos!
Me siga nas redes sociais: @rivarolioficial (instagram) / @rivarivaroli (demais redes)