São Paulo, 25 – O plantio da safra de soja 2019/20 atingiu na última quinta-feira (21) 79% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural, avanço de 12 pontos porcentuais em uma semana. O número representa ainda atraso ante os 89% plantados no mesmo do mesmo período do ano passado, mas está em linha com a média de cinco anos.
Em Mato Grosso, principal Estado produtor, 99% da área já foi semeada e as lavouras se “desenvolvem bem”, segundo a AgRural. O plantio também está em reta final no Paraná e em Mato Grosso do Sul. “Nesses dois Estados, o tempo mais seco e quente da semana passada não chegou a causar danos, mas as lavouras se desenvolvem de forma irregular e é preciso que as chuvas mostradas nas previsões se confirmem o quanto antes”, informa a consultoria, em boletim semanal.
O destaque da semana, salienta a AgRural, foi o Rio Grande do Sul, onde a semeadura passou de 26% para 59% da área plantada, avanço de 33 pontos porcentuais na semana. “Isso significa que quase 2 milhões de hectares foram plantados no Estado em apenas sete dias”, ressalta a consultoria. No Estado, o plantio vinha muito atrasado pelo excesso de umidade, mas a mesma massa de ar seco que desviou as chuvas do Paraná e de Mato Grosso do Sul possibilitou o avanço significativo dos trabalhos de campo nas lavouras gaúchas.
Em contrapartida, no Matopiba (acrônimo formado com as iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a irregularidade das chuvas segue ampliando o atraso no plantio, “especialmente na Bahia e no Piauí”, destaca a consultoria.
A AgRural estima que a área plantada com soja no País na temporada 2019/20 alcance 36,4 milhões de hectares, aumento de 1,5% sobre o ciclo anterior. A produção potencial – baseada, por enquanto, em linha de tendência de produtividade – é calculada em 120,7 milhões de toneladas. Em dezembro, a AgRural substituirá as linhas de tendência por estimativas de produtividade por Estado, informa a consultoria.