A Polícia Civil terá apoio de investigadores, escrivães e delegados de polícia de outras regiões. Será realizado um trabalho de inteligência para combater o tráfico de drogas nos sete municípios do Litoral. Na Operação Camaleão, policiais descaracterizados se infiltrarão em festas, shows e eventos de grande porte para coibir tráfico e uso de drogas ilícitas e prender quem esteja armado.

Vítimas de crimes no Litoral e que moram no Interior poderão acompanhar as investigações pelos grupos de coordenação. Estes grupos terão como objetivo interligar as informações das delegacias do Litoral com as Subdivisões do Interior, para identificar as vítimas e entregar objetos recuperados para os respectivos proprietários.

O Instituto Médico-Legal vai instalar, durante a temporada, em Matinhos, Paranaguá e Guaratuba, módulos móveis para exames, como de lesão corporal e de corpo de delito.

A Polícia Militar fará patrulhamento preventivo, ostensivo e operações de bloqueio no trânsito, em estabelecimentos comerciais e fiscalização das estradas. Serão confeccionadas cartilhas com informações básicas sobre, por exemplo, como evitar arrombamentos na residência, de veículos e assaltos em saída de bancos. O Corpo de Bombeiros irá distribuir pulseiras de identificação para evitar que crianças se percam dos pais.

A expectativa é que durante a temporada a Secretaria da Segurança possa utilizar as novas viaturas policiais adquiridas pelo governo estadual. A licitação para compra de 1.220 viaturas com tecnologia embarcada está em fase final.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, disse que a corporação já finalizou o plano de trabalho para a temporada, faltando apenas alguns detalhes sobre o tamanho do efetivo. Ele explica que uma nova turma de soltados da PM começou esta semana o estágio nas ruas e poderá reforçar o Litoral também. “Com um patrulhamento comunitário preventivo, mas também ostensivo, vamos fortalecer a segurança no Litoral para que os veranistas tenham tranqüilidade”, disse ele.

INAUGURAÇÃO – A previsão é que as novas instalações do IML de Paranaguá sejam inauguradas durante a Operação Verão. Já o Instituto de Criminalística de Matinhos terá duas viaturas para locomoção até locais de difícil acesso e mais duas viaturas para atendimentos a locais mais próximos, em regime de 24 horas. As viaturas são equipadas com radiocomunicador e GPS.

O governo estadual enviará um helicóptero do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) exclusivo para atender os municípios litorâneos com ações de busca, resgate, salvamento e transporte e remoção aeromédico, além de auxiliar em operações na área da segurança pública. Com a aeronave, o resgate de vítimas se torna rápido e prático, aumentando as chances de sobrevivência. O Graer ficará instalado ao lado do Corpo de Bombeiros de Guaratuba e terá cinco tripulantes em cada plantão.