Seja um doador: redução no estoque de sangue preocupa
A Secretaria da Saúde do Paraná alerta para a redução nos estoques de sangue para doação. Seja um doador e ajude os pacientes que precisam.
Desde o mês passado o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) , vem registrando queda no número de doadores e a consequente redução do estoque de sangue.
Segundo a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza, no período de férias e de pós-férias é normal haver esta queda, mas neste ano vem sendo acentuada.
Seja um doador
De acordo com informações há muitos pacientes que necessitam de sangue, entre eles os que contraíram dengue e perderam muito sangue devido a doença.
“Estamos com muitas demandas, inclusive envolvendo pacientes com dengue, que desenvolvem processos hemorrágicos e que estão necessitando do uso concentrado de plaquetas”, disse Liana de Souza.
A Secretaria da Saúde também orienta o público para que faça sua doação de sangue antes de buscar a unidade de saúde para a imunização contra o sarampo e a febre amarela.
É que depois de receber as doses das vacinas é preciso cumprir um intervalo de 30 dias sem doar sangue.
“Os dois atos, o de se vacinar e o da doação, são fundamentais para a saúde e para a vida, daí a necessidade de o doador ajustar as duas importantes ações. É imprescindível estar imunizado e a doação é uma das maiores demonstrações de amor ao próximo”, explica o secretário da Saúde, Beto Preto
Queda no estoque
Segundo a diretora Liana de Souza destaca esta semana o Hemepar está com apenas cinco bolsas de plaquetas, enquanto que o normal é ter em estoque cerca de 19.
“São necessárias 10 doações para uma bolsa/dose de plaqueta por aférese, processo que retira uma única célula do sangue total, usada em pacientes com sangramento devido à doenças como leucemia e anemia”, explica.
Normalmente são recebidos em média 120 doadores por dia, nesta semana a média foi em torno de 70.