Nas últimas semanas, a Guarda Municipal recuperou mais de 100 peças de bronze e deteve em flagrante pelo menos seis pessoas que furtavam puxadores de bronze do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, na região central. O caso mais recente foi registrado na manhã do último domingo (7). Graças a uma denúncia, dois homens foram detidos pelo furto de 31 peças. Eles foram encaminhados ao 8º Distrito Policial.

“A Guarda Municipal vem atuando intensamente contra furtos a túmulos e vandalismo na região do Cemitério Municipal de Curitiba, no bairro São Francisco, com rondas, monitoramento com câmeras e acionada por denuncias via 153”, afirmou o inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, diretor da corporação.

Ele informou que no dia 20 de junho a Guarda Municipal recuperou uma mochila onde estavam 49 puxadores de bronze de gavetas funerárias, abandonada após a fuga do ladrão. Seis dias depois, o Grupo Tático de Motos da Guarda flagrou dois homens no interior do Cemitério. Eles portavam 14 peças de bronze furtadas e foram encaminhados ao 3º Distrito Policial.

Por meio de denúncias recebidas pelo fone 153, no dia 28 de junho, a Guarda Municipal flagrou um homem de 45 anos, residente de São José dos Pinhais, que carregava 15 pares de puxadores de bronze. Ele era foragido da Justiça e foi encaminhado ao 3º Distrito Policial.

As peças recuperadas são entregues à administração do cemitério. A população pode colaborar denunciando casos de furto e vandalismo pelo fone 153 da Guarda Municipal. “As rondas têm sido constantes nas imediações do Cemitério Municipal, assim como em outros cemitérios de Curitiba, mas as denúncias são fundamentais para reforçar o trabalho”, afirmou o diretor da Guarda.