Cerca de 80% dos estudantes nesta segunda fase são do Paraná

No domingo (06), as provas de Compreensão e Produção de Textos compuseram a segunda fase do Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cinco questões discursivas foram aplicadas a 12.820 candidatos aprovados para a reta final do processo seletivo. O número total de estudantes convocados para a segunda fase era de 13.393; ou seja, um índice de abstenção de 4,28% – menor que os 5,72% registrados no ano passado.

Além desse maior aproveitamento da oportunidade de ingressar na Universidade, os candidatos a uma das 4.765 vagas oferecidas pela instituição ainda tiveram uma concorrência quase toda paranaense. Cerca de 80% dos estudantes nesta segunda fase são do Paraná.

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, o número comprova que a realização de um processo seletivo próprio pela UFPR facilita o acesso da população local e garante que 70% das vagas estejam mais acessíveis aos paranaenses; os outros 30% são destinados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). “Isso mostra o acerto de nossa política de manter um vestibular próprio. Essa decisão traz o jovem paranaense para dentro de sua universidade, que é a federal do Paraná”, avalia o reitor.

As provas deste domingo foram realizadas em 14 locais nas cidades de Curitiba, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo. Na organização desta etapa, estão envolvidos mais de 1.200 colaboradores, além de um sistema de segurança reforçado com apoio da Polícia Federal. Segundo o coordenador geral do Núcleo de Concursos (NC), Mauro Belli, as provas transcorreram com tranquilidade, reflexo até do baixo índice de abstenção. “Sempre estamos preparados para as diversas situações que um concurso deste porte pode envolver. Mas novamente tivemos a compreensão de nossos candidatos para as normas de segurança e a rigidez dos horários, sem nenhum grave incidente registrado além da natural frustração dos que perdem a chance por chegar atrasado”, explica.

Reta final
Para candidatos de 68 cursos, este é o último passo até o resultado final previsto para 15 de janeiro de 2016. Já 8.622 estudantes ainda enfrentam mais um dia de testes, com provas específicas na tarde desta segunda-feira (07). Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia serão temas das questões discursivas direcionadas de acordo com a área do curso pretendido – Direito, por exemplo, terá provas específicas de Filosofia e História.

O processo seletivo para os candidatos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial terá também uma terceira fase, constituída de duas disciplinas específicas que devem ser cursadas durante o primeiro semestre letivo de 2016. O Núcleo de Concursos divulgará, com antecedência mínima de 15 dias ao início do semestre, edital específico com os programas e as normas que regerão a terceira fase do Processo Seletivo Estendido.

As questões que fizeram parte da prova deste domingo poderão ser conhecidas pelos interessados, após as 20h30, no site do NC (www.nc.ufpr.br).

Banho de lama
Para comemorar a aprovação com o tradicional banho de lama promovido pela Universidade no campus Agrárias, os candidatos terão que aguardar até dia 15 de janeiro. Os nomes dos próximos calouros serão divulgados exclusivamente pelo site do NC, por listas expostas na sede do Núcleo de Concursos, pela TV UFPR e pelo aplicativo oficial +UFPR.

Lançado em janeiro deste ano pela UFPR, o app é único entre as universidades federais e disponibiliza a lista dos aprovados assim que homologada pela Instituição. Além disso, os usuários que buscam seu lugar na Universidade podem conferir editais, dicas e outras informações sobre a instituição.

O aplicativo – que chegou a alcançar o primeiro lugar no ranking dos novos apps gratuitos e hoje já conta com mais de 10 mil downloads – está disponível para ser baixado, gratuitamente, no Google Play Store (sistema operacional Android). A versão para o sistema iOS está em desenvolvimento. A iniciativa é coordenada pela Assessoria de Comunicação Social da UFPR e tem parceria do Núcleo de Concursos.