Dos 8.288 candidatos convocados para a segunda fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Londina (UEL), a maioria (5.445) fará provas neste domingo e segunda-feira (1 e 2 de dezembro) em sete Centrosde Estudos localizados no Campus Universitário. Os demais 2.843 vestibulandos farão as provas em quatro pontos de Londrina, escolas e nas Penitenciárias I e II, totalizando 214 salas de aula. As provas de habilitades específicas desta segunda fase serão aplicadas no dia 3 de dezembro no Campus da UEL.

A professora Cristina Valéria Bulhões Simon, da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da universidade, explica que o ensalamento considerou a procedência dos estudantes. Os que moram fora de Londrina ficarão concentrados no Campus da UEL, o que implica em facilidade de localização e estacionamento, sobretudo para grandes veículos.

Os demais candidatos deverão fazer as provas no Colégio Universitário (zona sul), Inesul (região norte) e no Colégio Estadual Vicente Rijo, no Centro de Londrina. Também serão aplicadas provas nas Penitenciárias I e II, onde 14 detentos foram aprovados na 1ª fase. Nesse caso, a Cops deverá enviar pelos menos dois servidores para a aplicação das provas em cada unidade penal. Agentes de segurança também deverão permanecer nas salas durante todo o período de provas.

Recomendações

Como na primeira fase, em 10 de novembro, a UEL recomenda que os candidatos cheguem com antecedência de duas horas. O objetivo é evitar atropelos, sobretudo no Campus Universitário, onde são realizadas obras em todo o entorno (duplicação da PR-445). Segundo a coordenadora da Cops, a experiência da primeira fase foi bastante positiva, evitando problemas de correria de candidatos, atrasos e nervosismo. Ela espera que os vestibulandos mantenham a mesma prudência. As provas começam às 14 horas e as salas de aula são abertas a partir das 13h30.

Provas

No domingo (01), os candidatos farão as provas de Línguas e Redação, totalizando 30 questões objetivas. Serão 20 questões de Língua Portuguesa e literaturas, e outras 10 questões de Língua Estrangeira (inglês, francês ou espanhol).

Na segunda-feira (02), será aplicada a prova de Conhecimentos Específicos, com 12 questões discursivas de três disciplinas indicadas pelos Colegiados dos Cursos de Graduação da UEL. Na Medicina, por exemplo, os candidatos deverão responder questões de Biologia, Química e Sociologia. Na Engenharia Elétrica, as questões serão de Física, Química e Matemática. A relação de todas as graduações está disponível no Manual do Candidato.

Na terça-feira (03) serão aplicadas as provas de habilidades específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. As provas serão em dois horários – das 8h às 11h e das 14h às 18h.

A professora explica que o modelo do concurso da UEL, adotado a partir de 2011, busca selecionar um candidato capaz de interpretar conhecimentos. Dessa forma, as provas testam ferramentas importantes como capacidade de síntese, de argumentação. O estudante também deve saber comentar e comparar conteúdos. “Queremos ver conhecimentos fundamentais para este estudante na sua vida acadêmica”, resume a coordenadora.

Atendimento

A Cops manterá plantões para atender os candidatos neste sábado, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas. No domingo, das 9 às 11h30, e na segunda-feira, das 8h30 às 11H, no Campus da UEL. Informações pelo telefone (43) 3371-5411 ou 3371-4393, e no endereço www.cops.uel.br.