A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina. A terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose

A segunda fase da campanha de vacinação contra o HPV começa no próximo mês de setembro. Meninas entre 9 e 14 anos de idade devem ser imunizadas. A vacina protege contra o câncer de colo de útero, sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde do SUS (Sistema Único de Saúde). A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina. A terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente através de relação sexual, sendo que o vírus também pode ser passado de mãe para filho no momento do parto.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina HPV é muito segura, desenvolvida por engenharia genética. “Pode, raramente, ocasionar reações como dor, inchaço e vermelhidão no local da aplicação. Ocasionalmente, podem ocorrer dor de cabeça, mal estar e desmaios (síncope), que são relacionados à ansiedade ou ao medo da aplicação da vacina – reação mais comumente apresentada em adolescentes. O importante é que, depois, todas ficam bem. Até o momento, não há conhecimento de nenhum efeito colateral grave relacionado à vacinação contra HPV”.