Saúde volta atrás e afirma que primeiro caso de coronavírus no Brasil não foi em janeiro
O Ministério da Saúde, que tinha afirmado nesta quinta-feira (2) que a primeira morte por coronavírus aconteceu em janeiro, voltou atrás. Nesta sexta-feira (3), considerou que o primeiro caso da covid-19 no Brasil ocorreu no fim de fevereiro, em vez de no dia 23 de janeiro.
A mudança se deu por uma alteração no registro de um óbito em Minas Gerais, apontado nesta quinta-feira como a chegada da doença ao Brasil. Em nota, a pasta disse que a data de começo de sintomas da paciente, na verdade, foi em 25 de março.
Com a mudança, o primeiro caso volta a ser o de um homem em São Paulo, anunciado em 26 de fevereiro pelo governo federal. O Ministério da Saúde disse que foi informado nesta sexta, pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, sobre mudança em dados da investigação do óbito que havia sido apontado como o primeiro do país.
“O Ministério da Saúde foi comunicado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais nesta sexta-feira (3), sobre a conclusão de investigação do possível primeiro caso de covid-19 no Brasil. A informação de início dos sintomas foi alterada de 23/1/2020 para 25/3/2020. Os dados no sistema de notificação estão sendo atualizados”, diz nota da pasta.