Santa Fé inicia cadastro para xepa da vacina contra coronavírus
A Prefeitura de Santa Fé iniciou nesta quarta-feira (14) um cadastro para oferecer as doses sobressalentes da vacinação contra o coronavírus. A chamada ‘xepa’ da vacina será ofertada para quem não está na faixa etária da vez, ao final do dia, para que não haja risco de perda de vacinas. A procura, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi grande, chegando a mais de 100 pessoas em pouco mais de 2 horas do início do cadastro.
De acordo com a secretária de Saúde do Município, Alessandra Cristina Zacarias, praticamente em todos os dias em que há vacinação é registrada sobra de doses. “Sempre sobram algumas doses. Dependendo do dia, sobram cinco, seis ou até dez doses. Ao final do dia, sempre as enfermeiras precisam ficar correndo atrás de pessoas dentro da faixa etária estabelecida para que as doses não sejam perdidas. Para garantirmos que essas doses sejam usadas e para não corrermos o risco de desperdiçar vacinas, instituímos o cadastro“, ressaltou.
Segundo ela, as enfermeiras têm seis horas após abrir um frasco de vacina para aplicar as doses. “Não podemos correr o risco de perder vacina, ainda mais em uma situação de escassez de doses. Portanto, vamos utilizar este cadastro para telefonar para as pessoas, respeitando a fila de cadastro, e aplicar as doses que sobrarem”.
A secretária destacou que o anúncio do cadastramento foi feito na quarta-feira (14). Na manhã desta quinta, antes das 10h, já haviam mais de 100 pessoas cadastradas. O cadastro está sendo realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) João Trevisan.