O secretário do Turismo do Paraná, Faisal Saleh, representou o governador Beto Richa na abertura do 18º Salão Paranaense de Turismo e na 8ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, nesta sexta-feira (2), na EXPO Unimed, em Curitiba.
A ministra do Turismo do Paraguai, Liz Cramer, esteve presente à abertura e disse que o evento é importante também para o seu país. “O Paraná é mercado prioritário. Apesar de sermos vizinhos, não nos conhecemos bem. Os brasileiros vêm à fronteira e os paraguaios vão às praias e às Cataratas. Mas queremos maior interação”, afirmou.
Saleh disse que as diversas ações em andamento do governo promovem de forma integrada o Paraná. “O Salão Paranaense beneficia todo o Estado, traz nossas melhores virtudes turísticas e, portanto, não pode se limitar somente aos três destinos indutores indicados pelo Ministério do Turismo – Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá. Deve se estender a todo Estado, mostrando suas potencialidades”, afirmou.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika, ressaltou as mudanças pelas quais a cidade está passando. “A capital paranaense recebeu no ano passado 3,6 milhões de turistas e o gasto médio cresceu 16%, desde 2009. A Linha Turismo teve 600 mil embarques, no ano passado. Queremos mostrar que os turistas que vêm a Curitiba para negócios podem ficar mais dias, pois sempre há o que fazer”.
Participaram da solenidade o presidente da Abav-Pr, Celso Tesser, o coordenador de gestão e planejamento do Ministério do Turismo, Marcos Antonio Delgado – representando o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente mundial da Word Federation of Buiding Service Contractor, Adonai Aires de Arruda, o gerente regional sul da TAM Linhas Aéreas Claudio Isolani e o gerente da unidade de programas estaduais do Sebrae Paraná José Gava Neto.
Site – na abertura do evento foi lançado o novo site da secretaria de Estado do Turismo (www.turismo.pr.gov.br). Desenvolvido e reestruturado pela Celepar, o conteúdo está atualizado, com versões em inglês e espanhol, e possui ferramenta de monitoramento de acessos para nortear as ações do turismo.
O site orienta o que fazer em cada uma das 10 regiões turísticas paranaenses, além de conter espaço para profissionais do setor turístico. Entre as informações contidas estão a catedral de Maringá, a Festa do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, e o rally fluvial de Fênix.
De acordo com Faisal Saleh, o site e o material promocional oficial do Estado, fazem parte da nova postura do governo e representam a marca Paraná em toda sua grandeza. “O próximo passo é georreferenciar todos os atrativos turísticos”, disse.
Para o diretor da Paraná Turismo, Marco Venício Meyer, é mais uma ferramenta para auxiliar o turista. “Com as informações interativas e de fácil acesso o turista conhecerá melhor o Paraná e seus atrativos”.