Acompanhar a escovação dos dentes das crianças menores de 5 anos deve estar entre as tarefas diárias dos pais e demais cuidadores. O alerta é da coordenadora de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, cirurgiã dentista Ana Cristina Allegretti.

O objetivo da participação direta do adulto na hora de cuidar dos dentes das crianças é garantir o aprendizado da técnica correta de higienização de dentes e língua desde a infância. Isso inclui observar o uso do creme dental e estar atento a como e quanto a criança está usando do produto, uma vez que ele pode contribuir para a instalação da fluorose.

Fluorose

Doença caracterizada por manchas ou deformações no esmalte dos dentes, a fluorose resulta do consumo de flúor em excesso. Presente na água tratada que chega às torneiras das casas e em alimentos como couve-flor, chá preto e peixe, o flúor está entre os componentes do creme dental justamente para suprir uma possível carência na ingestão desses itens e resguardar os dentes da doença cárie.

A dica, então, é oferecer à criança uma pequena quantidade de creme dental – proporcional ao tamanho de um grão de arroz – e apenas uma vez por dia. As demais escovações devem ser feitas apenas com escova e água. “Isso é suficiente para garantir uma boa higiene, fazer a prevenção da cárie e, se a criança engolir um pouquinho do creme dental, não haverá risco de ela ter fluorose”, argumenta Ana Cristina.

Dieta

Também é importante, recomenda a coordenadora, garantir uma alimentação equilibrada por meio da ingestão dos alimentos que contêm flúor. Os pediatras das unidades de saúde, bem como os nutricionistas dos Núcleos de Apoio em Atenção Primária à Saúde (Naaps) que atendem nesses locais, estão aptos a orientar sobre o assunto.

Outro cuidado diz respeito à limpeza periódica da caixa d’água residencial, para garantir a qualidade da água de beber. A água que chega às torneiras – cuja qualidade é monitorada por amostras examinadas pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde desde as estações de tratamento até os diversos pontos da cidade – contém flúor na medida exata da necessidade de consumo (entre 0,6 e 0,9 milímetros por litro, em média).