Milho

O plantio da safra de verão 2015/16 de milho no Paraná atingiu 14% da área prevista para essa temporada, segundo o Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Agricultura. A previsão é que o estado cultive pouco mais de 440.220 hectares, menor nível de sua história.

Segundo analistas do Deral, a redução do cultivo do milho na safra de verão 2015/16 se dá principalmente pelo preço do grão, que traz menor remuneração aos produtores quando comparado à soja.

Trigo

Os produtores de trigo do Paraná, principal produtor do cereal no Brasil, duplicaram a área colhida na última semana, enquanto o clima chuvoso começa a gerar preocupações quanto à qualidade dos grãos colhidos.

A condição das lavouras continua boa, mas ainda assim, as condições chuvosas dos últimos dias e a previsão de mais precipitações preocupam técnicos que acompanham as lavouras paranaenses.

Cadastro rural 

De 5 de maio de 2014 até 31 de agosto desse ano, pouco mais de 166 mil (31,2%) propriedades rurais do Paraná estão registradas no CAR, Cadastro Ambiental Rural.

O estado do Paraná possui mais de 532 mil propriedades e é o segundo do país em número de imóveis rurais.

Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017. Além disso, quem perder o prazo não terá benefícios previstos no Novo Código Florestal e a facilidade para regularização ambiental das propriedades.

Crimes de abigeato

A Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que aumenta a pena para os crimes de abigeato no País. Abigeato é o crime que envolve o furto de animais de carga e animais para abate, no campo e fazendas.

O texto agrava os crimes de furto e receptação de animais e o comércio de carne ilegal.