A primeira estimativa para a safra paranaense de grãos de verão 2013/14 aponta para um aumento na área plantada de 0,3%, que corresponde a uma incorporação de quase 19 mil hectares a mais em relação ao plantio anterior. A área de plantio cresce de 5.805.502 hectares para 5.824.502 hectares. (AEN)

Em condições normais de clima, o volume de produção poderá atingir 22,6 milhões de toneladas, cerca de 3,6% menos que no mesmo período da safra passada (2012/13), que chegou a 23,4 milhões de toneladas. (AEN)

Financiamento

Os produtores rurais já podem acessar nos bancos todas as linhas de financiamento da safra 2013/14. A situação foi normalizada com a edição de normativas que estavam pendentes no Ministério da Fazenda e no BNDES.

A safra 2012/13 fechou, no último mês de junho, com R$ 139,7 bilhões aplicados em crédito rural. Para a safra 2013/14, o governo Federal programou R$ 175 bilhões, um aumento de 25,8% sobre o valor aplicado na safra anterior. (Faep)

Alimento funcional

Uma das mais recentes e importantes conquistas da saúde humana refere-se ao desenvolvimento dos chamados alimentos funcionais. Trata-se de produtos que têm a capacidade de corrigir deficiências e/ou promover propriedades desejáveis, como tolerância, imunidade e resistência.

Um dos mais destacados avanços neste terreno acaba de ser realizado pela Embrapa – Milho e Sorgo, o maior centro mundial de investigação agropecuária do mundo tropical – o BRS 4104, cultivar de milho que é uma resposta para o problema da deficiência visual, que acomete milhões de pessoas no mundo todo.

A funcionalidade desse cultivar, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, baseia-se em seu elevado teor de pró-vitamina. A (carotenoides), quatro vezes maior do que o total encontrado em cultivares comuns do cereal.

Bom no prato, o produto também tem excelente desempenho no campo. “O BRS 4104 vem registrando médias de produtividade de 5,6 mil quilos por hectare e, por ser uma variedade, suas sementes podem ser plantadas na safra seguinte, ao contrário do que ocorre com os híbridos. (FAEP)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.