Água vermelha no Rio Virmond chama atenção de moradores no Paraná

Publicado em 8 abr 2021, às 09h02. Atualizado em: 15 jun 2022 às 14h39.

Os moradores da cidade de Virmond, na região centro-sul do Paraná, ficaram assustados nesta quarta-feira (7) com a coloração da água do rio que cruza o município. Devido a um acidente em uma serralheria, uma tinta foi despejada no Rio Virmond, entretanto isso só foi descoberto após visita de técnicos do Instituto Água e Terra (IAT). Antes desta informação, a população chegou a desconfiar de um sinal divino sobre o fim dos tempos.

Durante todo o dia, várias pessoas foram até o rio para registrar o ‘fenômeno’. Impressionados com a coloração, muitas hipóteses foram levantadas, como sinal dos céus, alguma bactéria das algas ou algo sobrenatural.

Após tomar conhecimento da ocorrência, um engenheiro químico do IAT foi até o local e analisou a água do rio Virmond. Depois da investigação, foi descoberto que a coloração avermelhada foi causada devido a um acidente em um serralheria, próxima ao rio.

Um galão com tinta vermelha acabou sendo despejado na água e causou o impacto. No local acontece a captação de água da Sanepar, entretanto, a empresa informou que o ponto do acidente fica depois de onde o material é coletado. Confira a nota do IAT:

O escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Guarapuava recebeu, nessa quarta-feira (7), informações sobre a coloração avermelhada no Rio Virmond. Imediatamente, um engenheiro químico foi enviado ao local para verificar a situação.
Foi constatado que a cor vermelha se refere à tinta, provocada por um acidente pessoal durante atividades em uma serraria próxima ao rio. Um galão de tinta caiu e atingiu o rio. Atualmente, o produto já está praticamente diluído e restam poucos vestígios de tinta. 
A captação da Sanepar está a montante do ponto em que ocorreu o incidente, não influenciando na qualidade da água utilizada para abastecimento público.
Após análise técnica, serão levantados possíveis prejuízos e autuações cabíveis à empresa. 

(FOTO: DIVULGAÇÃO/ IAT)