Foi regularizada a licença de operação dos três parques aquícolas localizados no reservatório de Itaipu. A emissão foi feita pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), escritório de Toledo, na segunda-feira (26) a pedido do Ministério da Pesca e Aquicultura. Com este documento, poderá ser ampliando a quantidade de tanques-rede no reservatório e rios que foram alagados com a barragem de Itaipu na margem brasileira. Atualmente, existem três parques aquícolas instalados com 73 pescadores autorizados a produzirem peixe em tanques, resultando na geração de aproximadamente seis mil toneladas por ano de pacu, única espécie autorizada a ser cultivada pelos aquicultores.

Trigo

A seca ocorrida em maio e as chuvas excessivas no mês de junho contribuíram para a proliferação de doenças na cultura de trigo do Paraná. A geada que ocorreu no final de julho foi considerada a mais rigorosa desde 2000. De acordo com Marcelo Garrido, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o fenômeno reduziu a produção das lavouras de trigo em 33%. (Climatempo)

Carne

Mesmo com as vendas de carne ruins, os compradores seguem pagando mais pela matéria-prima, o que demonstra que o nível atual de oferta não permite recuos nos preços. Nem mesmo o frio dos últimos dias, que força o pecuarista a entregar os animais que ainda estão “represados” no pasto, foi suficiente para mexer com os preços. No mercado atacadista de carne bovina, já são praticamente três semanas de estabilidade. (Scot Consultoria)

Seguro 

Relatório divulgado nesta semana pelo Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos Estados Unidos mostra que o Programa Federal de Seguro de Safra pagou um valor recorde de 17,3 bilhões de dólares em pedidos de seguros para produtores em 2012, apenas um ano depois do programa ter atingido o recorde de 10,8 bilhões de dólares em 2011. As mudanças do clima tiveram um papel importante nesses pagamentos históricos de seguros às safras norte americanas. (Notícias Agrícolas)

Doenças

A Secretaria da Agricultura tem intensificado as ações voltadas à erradicação da brucelose e tuberculose nas pequenas e médias propriedades rurais do Paraná por meio da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). A brucelose e a tuberculose são zoonoses contagiosas provocadas por bactérias do gênero brucella.  É obrigatória a vacinação de animais de três a 18 meses de idade. A tuberculose causa um emagrecimento progressivo e uma dificuldade respiratória nos animais, mas muitas vezes é uma doença silenciosa e isso pode fazer com que se dissemine pelo rebanho quando detectada. O animal precisa ser sacrificado.

Geada 

Geou na região de Apucarana. A geada não teve a mesma intensidade da  ocorrida no mês anterior, mas foi de média intensidade. Em Cianorte, Paranavaí e Maringá, as geadas foram de baixa intensidade. Desta vez, as culturas que devem ser mais atingidas são as hortaliças plantadas a céu aberto, pastagens, cana-de-açúcar e as áreas de trigo que ainda estavam na fase de frutificação. Levantamentos ainda devem ser feitos para avaliar essas novas perdas.

A geada ocorrida em Palmeira foi forte com proporções semelhantes à ocorrida no mês de julho. A diferença dessa geada para a anterior será os reflexos para as culturas de inverno. Na primeira, os prejuízos foram pequenos. Agora, cerca da 60% a 70% das lavouras estão na fase de floração/frutificação, com os danos devendo ser bem expressivos, tanto na redução da produtividade como em perda total de área. Em Ponta Grossa, a geada foi de intensidade razoável, com temperatura próxima de 0°C. Já nos municípios mais ao norte, a ocorrência de geada foi menor. Ainda não é possível avaliar o impacto da geada, sendo necessário alguns dias para mensurar as perdas, principalmente nas culturas de inverno.