Dez novas equipes de Saúde da Família reforçam, desde a última segunda-feira (17), o atendimento aos usuários da rede pública de saúde que moram na região central de Curitiba. Formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, as equipes estão atuando nas unidades de saúde Mãe Curitibana, no São Francisco, e Ouvidor Pardinho, no Centro, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 50 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região.

Além dessa ampliação de equipes, na Ouvidor Pardinho o horário de atendimento foi estendido até as 22 horas, de segunda a sexta-feira.

A aposentada Cleusa dos Santos foi, nesta segunda-feira, até a Unidade de Saúde Mãe Curitibana fazer o cadastro e conhecer a médica que irá realizar seu atendimento a partir de agora. “Me contaram da ampliação no atendimento e vim ver como funciona. Hoje foi minha primeira consulta, mas acredito que assim vai ser bem melhor, já que vou ser atendida pela mesma equipe de saúde todas as vezes que eu precisar”, afirmou.

O diretor do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Poli Neto, disse que o objetivo é melhorar o atendimento a essa parcela da população. “As pessoas serão atendidas mais perto de suas casas e conhecerão a equipe de saúde que irá acompanhar suas famílias”, afirma.

A médica Ana Campos, que realizou o atendimento da dona Cleusa, ressaltou que uma das vantagens do sistema é permitir o atendimento integral do paciente. “ A dona Cleusa sabe que vou atender a ela e sua família, conhecer o histórico de cada um e não fazer apenas um atendimento isolado”, disse.

A massoterapeuta Odete da Silva foi até a unidade fazer seu exame ginecológico e aproveitou para se cadastrar. “Sempre me consultei na Ouvidor Pardinho e fazia meu exame ginecológico aqui. A médica me contou da mudança e resolvi fazer meu cadastro. Além de ser mais perto da minha casa, vou ter todo o atendimento que preciso em um só lugar e isso facilita muito porque vou poder trazer o meu pai para ser atendido também”, contou.

Já Daiane e Felipe Vidigal fizeram o caminho inverso. Foram até a Ouvidor Pardinho vacinar o filho Gabriel, de 11 meses, e descobriram que agora poderão realizar suas consultas na unidade. Antes, apenas a vacinação era realizada no local, enquanto as consultas pediátricas eram feitas apenas na unidade Mãe Curitibana. “Hoje vim só para fazer a vacina, mas é bom saber dessa mudança. Moramos aqui perto e quando precisarmos de um médico já sabemos onde buscar”, disse Daiane.

Agendamento

Para facilitar a vida dos usuários, as duas unidades passarão a fazer o agendamento de consultas por telefone. Quem preferir poderá continuar fazendo o agendamento presencialmente.

As duas unidades continuarão atendendo aos públicos específicos que já atendiam: idosos na Ouvidor Pardinho e crianças e gestantes na Mãe Curitibana. A diferença é que, a partir de agora, qualquer pessoa poderá buscar atendimento nesses locais, como ocorre nas demais unidades básicas de saúde de Curitiba.

Além disso, cinco equipes de Saúde Bucal, formadas por dentista e auxiliar de saúde bucal, darão assistência odontológica a esse público. Três equipes ficarão na US da Ouvidor Pardinho e outras duas na US Mãe Curitibana. Temporariamente as duas últimas atenderão no Centro de Especialidades Odontológicas Rosário, no São Francisco, até que sejam concluídas as ampliações do Mãe Curitibana.