Uma árvore caiu em frente à sede da OAB-PR (Foto: Emerson Guidolin/RICTV Record)

Vendaval se formou devido ao encontro de uma massa de ar quente com uma frente fria. Segundo a prefeitura, dez árvores caíram na capital

As fortes rajadas de vento que atingiram Curitiba e Região na tarde desta terça-feira (13) chegaram a 69 km/h, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná. O vendaval, que deixou rastros de destruição na cidade, se formou devido ao encontro de uma massa de ar quente com uma frente fria que avança do Rio Grande do Sul em direção aos outros estados do sul do país.

A Defesa Civil registrou 24 quedas de galhos e dois destelhamentos de casas nos bairros Cajuru e Bairro Novo. Um galho caiu sobre o muro da Escola Municipal Monsenhor Boleslau Falarz, no bairro São Bráz. Ninguém ficou ferido, segundo a Prefeitura de Curitiba. Ao todo, dez árvores caíram em toda a cidade. 

A Defesa Civil informou que 15 equipes estão nas ruas da capital paranaense para atender chamados relacionados ao vendaval. No Campo Comprido, o vento forte também derrubou a cobertura de um ponto de ônibus que fica na Rua Frederico Muller.

Cerca de 20 semáforos ficaram desligados por 40 minutos por falta de energia e três ficaram em alerta, conforme a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). A Companhia Paranaense de Energia (Copel) já reestabeleceu o abastecimento e os aparelhos foram religados.

No fim desta tarde, a coluna de um semáforo caiu em frente ao Shopping Cidade, no bairro Portão. Equipes da Prefeitura de Curitiba foram enviadas ao local para atender a ocorrência.

O tempo instável desta terça provocou chuvas fracas a moderadas entre o noroeste, oeste, sudoeste, centro-sul e Campos Gerais do Paraná. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), apesar dos ventos fortes, houve poucos raios em todo o estado.