"Você é um semianalfabeto", diz homem a motoboy humilhado em São Paulo

Publicado em 7 ago 2020, às 15h04.

A Polícia Civil vai investigar um caso de racismo que aconteceu dentro de um condomínio de luxo de Valinhos, no interior de São Paulo. Um motoboy negro foi humilhado por um morador, que ofendeu o rapaz e usou até mesmo de tom pejorativo para perguntar quanto o motoboy recebe de salário por mês.

A situação aconteceu enquanto o rapaz, que faz entrega por aplicativo, foi fazer uma entrega na casa do homem. Não se sabe o que aconteceu, mas o morador, que não foi identificado, começa a ofender o rapaz e diz que o motoboy nunca vai poder ter o que ele tem.

Veja o momento em que o morador ataca motoboy com ofensas racistas

“Você tem inveja disso aqui. Some daqui. Você tem inveja dessas famílias. Você nunca vai ter. Você tem inveja disso, olha (mostrando a pele dele branca). Você é um semianalfabeto“, disse o morador do condomínio.

O caso aconteceu no dia 31 de julho, mas só ganhou repercussão agora. O rapaz chamou a Guarda Municipal e os dois foram levados à Delegacia de Valinhos. O motoboy registrou Boletim de Ocorrência por racismo e agressão verbal.

O nome do entregador é Matheus Pires e o vídeo foi postado inicialmente pela mãe do rapaz, que ficou indignada quando soube do que aconteceu com o filho. “Isso é racismo, é crime e esse entregador é meu filho, um trabalhador honesto e não precisa sentir ou ter inveja de um escroto”.