A Polícia Militar coordena a Operação Nhapecani, que reúne forças de segurança em mais de 350 pontos de fiscalização em todo o estado, desde às 18h de quarta-feira (24). A operação conta com 3,1 mil PMs, 300 policiais civis, 50 policiais federais e 230 policiais rodoviários federais. O trabalho pretende aumentar a segurança pública em território paranaense.

A operação foi lançada pelo subcomandante-geral da PM, coronel José Vilmar Becker, e pelo Comandante do 6.º Comando Regional da PM, coronel Péricles de Matos, também coordenador da Nhapecani. Os policiais fazem abordagens, fiscalizam veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais, em busca de armas, drogas e foragidos da Justiça. São empregadas mil viaturas e, somente em Curitiba e região metropolitana, são 150 pontos de bloqueio.

As áreas de atuação foram analisadas de acordo com dados estatísticos debatidos em reuniões entre as instituições de segurança.

A terceira edição da “Operação Nhapecani”, realizada no mês passado, abordou, em dois dias, 33.984 mil pessoas, deteve 156 delas e apreendeu 41 adolescentes. As equipes vistoriaram 19.476 mil veículos, o que resultou na apreensão de 466 e recuperação de nove, que foram roubados ou furtados. Mais de 10 quilos de maconha, o equivalente a 11.149 pedras de crack e 20 armas de fogo foram apreendidos.