Os Bancos, as casas de câmbio e plataformas online são alternativas usadas para enviar dinheiro do Brasil para o exterior. Mas, para garantir o menor custo, é preciso ficar atento à taxa de câmbio aplicada por cada operador.

Confira neste artigo mais informações sobre a taxa de câmbio e as despesas envolvidas no envio de dinheiro para o exterior. Entenda também quais são as vantagens e desvantagens de utilizar cada provedor.

Qual é a taxa de câmbio para enviar dinheiro para o exterior?

A taxa de câmbio para enviar dinheiro para o exterior muda de acordo com cada operador. Em geral, os provedores convertem a moeda com base no câmbio turismo ou comercial. Confira abaixo mais detalhes sobre cada taxa:

  • Câmbio comercial: considerado o mais justo do mercado, esse câmbio é definido pela média do valor da moeda no mercado financeiro, sem adição de margens. É possível consultar a cotação em sites como o Google, Reuters, XE e o Yahoo Finance;
  • Câmbio turismo: valor do câmbio comercial com margem de lucro. Alguns provedores como as casas de câmbio e agências de viagem estipulam suas próprias taxas e custos. Por isso, cada instituição cobra um valor diferente para converter a moeda.

Por que a taxa de câmbio dos bancos é mais cara?

Uma das alternativas mais tradicionais para enviar dinheiro para o exterior é a transferência bancária.  O procedimento pode ser feito em agências bancárias, e em muitos casos, pelo internet banking.

No entanto, essa opção é considerada uma das mais caras pois são cobradas taxas do banco de origem e, em alguns casos, também existem tarifas cobradas por bancos intermediários e do destino da remessa. Ou seja, pode existir um desconto duplo no envio. Existem também outras tarifas ocultas que são inclusas no valor da remessa, tais como:

  • Taxa de câmbio: câmbio comercial acrescido com margem de lucro;
  • IOF: A alíquota de IOF é  de 0,38% para o envio de dinheiro para conta de outra titularidade e 1,1% para a própria conta;
  • Custos SWIFT: taxa referente aos custos da transferência internacional entre os bancos;
  • Taxa de envio: valor estipulado pelo banco de forma cobrir seus custos operacionais.

Você também tem a opção de comprar moeda estrangeira com o seu banco e, nesse caso, haverá a cobrança de uma alíquota de IOF de 1,1% sobre o valor da operação.

Confira aqui qual é a maneira mais barata de enviar dinheiro para o exterior.

E qual a taxa de câmbio das casas de câmbio?

Embora também seja uma opção prática para comprar dinheiro para usar no exterior, as taxas cobradas pelas casas de câmbio também costumam ser caras. O principal motivo é que esses operadores também usam o câmbio turismo para converter a moeda.

Desta forma, representa um custo alto para o comprador, pois ele paga por um câmbio com margem de lucro sobre o valor da cotação da moeda no dia da compra. Como cada casa pode estipular suas próprias margens, o valor da moeda entre uma instituição e outra varia bastante.

Mas isso não é tudo, as casas de câmbio também descontam outras taxas para mandar dinheiro para o exterior, veja quais são:

  • Tarifa do serviço: valor cobrado para custear as despesas administrativas do envio;
  • Câmbio turismo: câmbio comercial com margem de lucro;
  • IOF: imposto federal de 0,38% para o envio para conta de titularidade diferente e 1,1% para contas de mesma titularidade. Além disso, é cobrada essa mesma alíquota para compra de moeda em espécie ainda no Brasil.

Note que, caso você adquira um cartão pré-pago de viagem, haverá a cobrança de 6,38% de IOF sobre o valor da carga e recarga.

A taxa de câmbio da TransferWise e Remessa Online é mais baixa? Entenda como funciona

Sim, a taxa de câmbio utilizada pelas plataformas TransferWise e Remessa Online é mais baixa se comparada a dos bancos e casas de câmbio. Essas plataformas online operam com a taxa de câmbio comercial e um sistema de envio de remessas econômico. O que isso significa na prática?

De forma simples, a conversão das moedas na hora do envio de dinheiro do Brasil para o exterior é feita com base na taxa de câmbio média do mercado, a mesma que você pode pesquisar em sites independentes como Reuters, Google e XE, por exemplo. Ou seja, não é adicionada margem de lucro sobre o valor da cotação.

Veja a seguir mais informações sobre cada uma dessas plataformas:

TransferWise

A TransferWise é uma plataforma especializada em transferências internacionais. Ela é uma opção mais econômica em relação aos bancos e outras instituições pois opera com a taxa de câmbio comercial, sem margem de lucro na conversão da moeda.

As operações também são mais baratas porque são realizadas apenas duas transferências locais, uma no país de origem e outra no destino. Isso elimina a cobrança da Taxa Swift e outras cobradas por bancos intermediários.

Outra vantagem da plataforma é que ela congela o valor do câmbio por até 48 horas a partir do momento em que a transferência é iniciada. Assim, é possível evitar riscos com a variação cambial. Além disso, durante o envio, o usuário confere em tempo real todas as taxas e o valor que irá precisar pagar, sem surpresas. Assim como o beneficiário sabe exatamente o quanto vai receber.

Sem contar que as transferências costumam ser enviadas em até dois dias úteis, dependendo dos países de origem e destino, forma de pagamento e valor enviado. Para realizar uma remessa internacional, é preciso fazer o cadastro gratuito na TransferWise.

Remessa Online

A Remessa Online é uma plataforma brasileira para o envio e recebimento de transferências internacionais. Ela também é uma opção econômica se comparada aos bancos e casas de câmbio, pois a moeda é convertida pelo câmbio comercial, sem margem de lucro.

A plataforma também cobra uma taxa de envio de 1,3% em cada transação e IOF de 0,38% em cada transferência. Esse custo é um dos menores do mercado. Além de ser econômico, enviar dinheiro pela plataforma também é rápido e prático.

O beneficiário recebe a transferência em até 1 dia útil, dependendo do país de origem e destino. Para mandar dinheiro para outro país, basta fazer o cadastro gratuito na plataforma e efetuar a transferência pela internet.

Vale a pena usar as plataformas online para enviar dinheiro para o exterior?

Sim, vale a pena usar as plataformas online para enviar dinheiro para o exterior. Através delas, é possível enviar remessas internacionais de forma prática e tão segura quanto os bancos. Confira a seguir mais algumas vantagens de investir nesse tipo de ferramenta:

  • Taxas econômicas: as plataformas online convertem a moeda pela taxa de câmbio comercial, sem margem de lucro. Também cobram taxas baratas para o enviar e mandar dinheiro para o exterior;
  • Facilidade no envio de dinheiro: as transferências são realizadas pela internet, evitando que você se desloque até uma agência ou casa de câmbio. Para efetuar a transferência, basta fazer o cadastro online nas plataformas;
  • Transferências seguras: as transações são tão seguras quanto as realizadas pelos bancos tradicionais. Isso porque todos as informações pessoais e bancárias são criptografadas, protegendo os dados dos usuários. Além disso, as empresas são regulamentadas pelo BACEN e outros órgãos financeiros internacionais;
  • Envio para vários países: as plataformas online enviam dinheiro para os principais países do mundo e em várias moedas.

Agora que você sabe qual a taxa de câmbio utilizada para enviar dinheiro para o exterior, aproveite e saiba como declarar remessas para exterior no Imposto de Renda.