O Programa Nacional de Inclusão de Jovens- Projovem Urbano está com as inscrições abertas. Jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram o ensino fundamental disputam 400 vagas. O programa dá uma oportunidade para conclusão dos estudos e qualificação profissional.

Além da formação, os estudantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 100 por mês. As matrículas podem ser feitas até 30 de setembro, das 8h às 12 horas e das 14h às 17 horas nas secretarias das escolas municipais Rachel Mader, Ruth Cardoso, Dona Pompília, Professora Augusta Gluck Ribas, Senador Enéas Faria e Professor Brandão.

O valor integral da bolsa é de R$1.800,00, dividida em 18 parcelas, repassadas pelo governo federal, diretamente na conta bancária do estudante. Para a matrícula serão necessários a apresentação do Registro Geral (RG), Cadastro da Pessoa Física (CPF), comprovante de residência (cópia) e duas fotos 3×4.

As atividades do Projovem Urbano terão início no dia 23 de setembro e serão realizadas numa parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Ministério da Educação e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

São 18 meses de cursos, com turmas no período diurno e noturno. Em um ano e meio o aluno poderá, por meio do Projovem e Pronatec, obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e o de qualificação profissional e participação cidadã. De acordo com o coordenadora do Projovem na Prefeitura de Curitiba, Claudia Regina Chagas, o curso tem novidades neste ano. “Além da parceria com o Pronatec, o jovem que for pai de família poderá frequentar as aulas à noite sem se preocupar com os filhos. As escolas onde o curso está implantado contarão com salas de acolhimento para as crianças”, diz Claudia.

Profissionais ficarão com os filhos dos estudantes orientando brincadeiras, oferecendo jogos, recreação e alimentação. Para frequentar os cursos é necessário que o estudante já saiba ler e escrever.

Os alunos terão aulas com conteúdos pedagógicos de acordo com o ano que estarão cursando, promoção cidadã e profissional. Os nove anos do ensino fundamental serão compactados em 18 meses. Além da conclusão da primeira etapa de estudos, o Projovem e o Pronatec permitirão uma formação profissional qualificada, além de melhores chances de incorporação no mercado de trabalho.

Mais informações com a coordenação do ProJovem Urbano Curitiba
Endereço: Av. João Gualberto, 623 – Alto da Glória
Telefones: (41) 3352 7314 / 3218 2439 / 3254 2398