No primeiro dia de aula do curso de aplicador de revestimento cerâmico (azulejista), 16 mulheres de Maringá ganharam um capacete rosa. O acessório, além de ser um equipamento básico de segurança, representa a atuação feminina na construção civil, que há até pouco tempo era dominada por homens.

A qualificação é uma oportunidade para quem não está no mercado de trabalho e também para quem aposta em uma nova carreira. “Eu trabalhava como professora e, quando fiquei sabendo do curso resolvi me inscrever porque acredito que seja uma profissão com uma remuneração bem melhor”, afirma a aluna Joana D’arc Camargo, de 36 anos.

Custeado pelo Governo Federal, por meio do Pronatec, o curso é gratuito e oferece benefícios como vale transporte, lanche, jaleco, almoço e o material necessário para realizar o curso. As aulas são ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em um espaço disponibilizado pela prefeitura.

A capacitação dura 30 dias, totalizando 160 horas. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Há duas turmas, uma com início às 8h e término às 17h30 e a outra que começa às 7h30 e termina às 17h. Ambas com pausa de 1h30 para o almoço.

Serviço
Informações sobre novas turmas podem ser obtidas pelos telefones (44) 3901 1765 ou (44) 3901 1843.