A região do litoral, especialmente o município de Morretes, reúne condições favoráveis de clima e solo para a produção de plantas ornamentais.

Esta atividade está crescendo e uma amostra dessa produção pode ser vista na IX Festa das Flores, que vai até domingo (3) no centro histórico de Morretes.

Soja

Segue o plantio de soja no Paraná. Segundo a Seab, o plantio de soja atingiu 60% da área estimada com a cultura. Estima-se que 73% das lavouras do estado estejam em fase de desenvolvimento vegetativo e 27% em fase de germinação.

Quanto à comercialização, até o dia 28 de outubro foram negociados, para entrega futura, 20,0% da soja que esta sendo plantada. Em Paranaguá-PR, a saca de 60kg de soja fechou cotada em R$71,50 no dia 30 de outubro, alta de 0,7% no acumulado do mês. (SEAB)

COCAMP 

Nesta semana foi anunciada definitivamente a venda da COCAMP (Cooperativa dos Campos de Palmas)  que atuava na área da fruticultura, maçã principalmente a compradora foi a Cooperativa COOPERTRADIÇÃO, com sede em Pato Branco. (Seab)

Ovos 

O Brasil registra uma das médias mais baixas de consumo de ovos por habitante. Um levantamento realizado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF) mostra que o consumo per capita é de, em média, 162 ovos por ano.

Em 2012, a média mundial foi de 210 ovos por habitante. O México lidera o ranking de consumo com 360 unidades por ano (quase um ovo por dia). Uma das causas indicadas do reduzido nível de consumo se refere ao  mito de que o ovo é fonte de colesterol ruim. (Agrolink)

Agrotóxicos  

Uma pesquisa realizada pela Anvisa analisou o uso de defensivos agrícolas na produção de alimentos do Brasil e revelou que 13 hortifrútis possuem níveis  de resíduos de agrotóxico acima do nível permitido.

Os alimentos com índices insatisfatórios foram: abacaxi, alface, arroz, cenoura, feijão, laranja, maçã, mamão, morango, pepino, pimentão e o tomate. O morango registrou o maior acumulo de defensivos com 32% acima do limite. (Agrolink)

Pescador

A Secretaria do Trabalho, orienta  o pescador artesanal que exerce atividade de forma individual, em regime de economia familiar ou com o auxílio eventual de parceiros, pode requerer o benefício do seguro-desemprego em uma das Agências do Trabalhador credenciadas no período de novembro a fevereiro, no defeso da piracema. (SEAB)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.