A produção de leite no país também cresceu 8,9% no primeiro trimestre deste ano, em comparação aos primeiros três meses do ano passado, atingindo 6,2 bilhões de litros de leite cru.

Abate

O abate de bovinos e frangos no país durante o primeiro trimestre deste ano foi recorde. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram abatidas 8,4 milhões de cabeças de gado aumento de 2,9%, e 1,4 bilhões de aves, aumento de 5,5% em relação ao registrado no mesmo período de 2013.

Já a quantidade de suínos abatidos nos três primeiros meses do ano foi de 8,7 milhões de cabeças, queda de 1,4% em relação a igual período do ano passado.

Frango 

A elevação da demanda por carne de frango no atacado e no varejo tem aumentado os preços em toda a cadeia, segundo informações do Cepea.

Além do aumento pontual do consumo interno, resultado da demanda extra de turistas no Brasil por conta da Copa do Mundo, os altos preços das carnes concorrentes, como a bovina e a suína, fazem com que parte da população acabe escolhendo a carne de frango que é mais barata se comparada às demais carnes.

Trigo 

O Paraná já plantou 82% da área prevista para o trigo nesta safra. Deste total, 31% estão no estágio de floração e o percentual de lavouras consideradas boas ou excelentes caiu de 93% para 89%.

Na região de Ponta Grossa os produtores de trigo correm contra o tempo. É preciso semear as áreas o quanto antes. O zoneamento agrícola para a cultura na região vai até 10 de julho 2014.

Soja  

No Mato Grosso, o volume de sementes piratas no cultivo de soja já é de pelo menos 10% do total. O cenário preocupa com os efeitos negativos da pirataria de sementes para toda a cadeia de soja no Estado.

Milho 

Em Toledo, com a previsão de chuva, os produtores anteciparam a colheita do milho mesmo com umidade mais elevada, de 28%. A previsão de produção permanece, mas com possibilidade de comprometimento da qualidade do grão devido ao excesso de chuva e muitos dias nublados.

Chia 

Produtores de Umuarama resolveram plantar uma cultura nova devido aos altos preços de comercialização: a chia. No município, existem áreas em frutificação e em pré-colheita, sendo que as produtividades de áreas boas ficam em torno de 400 a 500 kg/ha e o preço obtido é de R$ 25,00 por kg de chia.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.