Os primeiros resultados do Programa de Fomento da Ovinocultura no Paraná começam a aparecer. Produtores selecionados no município de Cascavel receberam no início de dezembro animais aptos para reprodução, para ampliar a produção de carne ovina no Estado.

Quando as crias provenientes destas fêmeas estiverem aptas a reproduzir, os produtores deverão repassar a quantidade de 50% do rebanho recebido a outro produtor, ampliando assim a abrangência da ação.

Os recursos vieram através de convênio com a Secretaria da Agricultura no valor de R$250 mil, que foram repassados para a Sociedade Rural do Oeste do Paraná para a compra dos animais. (seab)

Soja

Os contratos futuros da soja fecharam a sessão regular de ontem, segunda-feira (6), em alta na Bolsa de Chicago e os vencimentos mais negociados subiram entre 2,75 e 7,50 pontos. O contrato maio, referência para a safra brasileira, terminou o dia valendo US$ 12,61 por bushel, com ganhos de 3,25 pontos.

O avanço dos preços, segundo analistas, se deu com uma correção depois do intenso recuo que foi registrado na última semana. Na sessão da última quinta-feira (2), o mercado chegou a perder mais de 30 pontos, pressionado pelo quadro climático favorável na América do Sul. (Notícias Agrícolas)

Capital

Na região de Curitiba, seguem as colheitas de batata, feijão de primeira safra e cebola, com boas produtividades e bom padrão do produto obtido. Plantio da segunda safra de feijão e batata iniciando em toda a região.

Os agricultores estão satisfeitos com o clima. O cenário mudou e as lavouras de soja, de milho e as áreas de pastagens estão em pleno desenvolvimento. Os trabalhos agora devem começar depois da  estiagem com os tratos culturais e o controle de pragas nas culturas de soja.

Cocamar 

A cooperativa Cocamar marcou para o período de 22 a 24 deste mês, em Floresta, o Dia de Campo de Verão, promovido em parceria com aproximadamente 50 empresas fabricantes de produtos, com foco principalmente nas culturas de soja e milho.

A expectativa da Cocamar é que o evento seja visitado por cerca de 5 mil produtores cooperados, representando todos os municípios da área de atuação da cooperativa, nas regiões noroeste e norte. (Flamma)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.