O governador Beto Richa inaugurou na última sexta-feira (28) a primeira Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) do interior do Estado. A unidade, instalada no Jardim Novo Horizonte, em Maringá, Noroeste do Estado, será administrada pela Academia Policial Militar do Guatupê. Esta é a segunda escola dessa natureza no Estado e tem capacidade para 250 policiais e bombeiros militares.

A nova escola teve investimentos de R$ 3 milhões do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros – Funrebom. “A inauguração desta Escola faz parte do plano de descentralização da estrutura de formação da polícia. É uma estrutura necessária para os avanços que queremos na área de segurança. Boa parte dos policiais formados vai ficar aqui na região” afirmou o governador.

A Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças será mantida com recursos do Governo do Estado. A previsão é de que sejam oferecidos cursos de formação de novos policiais, de atualização e de qualificação para profissionais veteranos que buscam promoções na carreira. A escola faz parte da estrutura organizacional e administrativa da Academia Policial Militar do Guatupê e da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Policia Militar.

Demanda – O secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, disse que a escola vai ajudar a suprir a demanda por treinamento de policiais em todo o Estado. “A falta de policiamento tem produzido um efeito muito negativo em relação aos índices de criminalidade. A escola é uma extensão da Academia do Guatupê e vai propiciar a formação de novos policiais e bombeiros militares no interior, sem a necessidade do deslocamento até a capital”, declarou o secretário.

O comandante-geral da Polícia Militar, Roberson Bondaruk, explicou que com a descentralização, a formação de policiais se torna mais barata, porque evita o deslocamento para Curitiba. “O empenho pessoal do profissional é menor já que ele não precisa se afastar de sua família. A escola também gera maior sensação de segurança para a população”, afirmou Bondaruk.

A declaração foi confirmada pela soldado-aluna Gisele Araújo da Silva, que disse ser mais cômodo ficar próxima de casa. “Principalmente para mim, que sou mãe. O apoio da família é fundamental”.

Curso – O primeiro curso de formação de soldados da nova sede começou no dia 10 e conta com 200 alunos policiais e 30 alunos bombeiros. Até então, o curso estava sendo realizado temporariamente no Centro Universitário de Maringá (Cesumar). O curso vai até março de 2013, quando será formada a primeira turma.

Os instrutores são escolhidos entre profissionais da área de segurança pública e especialistas em determinadas áreas. Os cursos e a estrutura do novo centro integrado também serão usados para o treinamento de outras forças de segurança municipais, estaduais e federais.

A sede da primeira escola do interior do Paraná está localizada numa área de 10 mil metros quadrados com 1,3 mil metros quadrados de área construída, de uma escola estadual, cedida pela Secretaria da Educação. A reforma das instalações foi feita pelo município com recursos do Funrebom e a estrutura foi readequada para acomodar inicialmente 250 policiais.

A sede foi estruturada com salas de aula, ginástica e musculação, alojamentos, refeitório, cozinha, pátio de treinamento e administração. Para a segunda etapa das obras estão projetados a construção de um anfiteatro, uma torre de treinamento, um stand de tiro e uma pista de combate a incêndios.

Estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, os deputados estaduais, Evandro júnior e Cida Borguetti, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o comandante da academia Policial do Guatupê, tenente-coronel João de Paula Carneiro Filho, o comandante da 2ª Esfaep, capitão Ademir de Fonseca Júnior, e o diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Cesar Vinicius Kogut.