Previsão de neve no Paraná; confira como fica o tempo nos próximos dias

Publicado em 18 ago 2020, às 14h07.

Uma forte frente fria poderá provocar neve e chuva congelada em diferentes regiões do Paraná nos próximos dias. O alerta é dos institutos de meteorologia MetSul e Climatempo. O fenômeno climático também deve acontecer no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Sul de São Paulo.

A massa de ar polar vinda da Argentina vai provocar uma queda brusca na temperatura a partir de quarta-feira (19).

“A bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela”, diz o boletim da MetSul.

Neve

De acordo com o MetSul, as projeções de neve são diferentes e variam bastante a cada simulação feita. Algumas delas apontam para a ocorrência do fenômeno apenas em regiões onde já ocorre tradicionalmente, como os Aparados da Serra, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e o Planalto Sul Catarinense.

No entanto, simulações feitas pela MetSul indicam que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno há décadas.

“Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul de São Paulo”, informa a MetSul.

O destaque fica para os 10 centímetros de neve previstos na Serra Catarinense entre os dias mencionados acima, o que já é muito incomum para o Brasil.

Previsão do tempo

Segundo a Somar Meteorologia, nesta terça-feira (18), a chuva mais uma vez persiste sobre o Paraná e Santa Catarina, com acumulados expressivos e temporais. Alerta mais que redobrado para o risco de transtornos causados pela chuva forte e intermitente. No Rio Grande do Sul está previsto pancadas de chuva com trovoadas para o norte, leste, sul e parte do centro gaúcho.

Na quarta-feira (19), a presença de uma frente fria no oceano seguirá provocando chuva entre Santa Catarina e Paraná, com condição para chuva volumosa e transtornos em áreas de risco. No Rio Grande do Sul a condição é ligeiramente menor e a chuva se concentra em cidades próximas a Santa Catarina.

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO NA SUA CIDADE