Dificuldades

Ministra Kátia Abreu diz que “é justo ouvir o choro dos produtores”. Faltando apenas 20 dias para o início da nova safra de verão, ainda há problemas na liberação dos recursos e ações do Mapa não passam de marketing.

Entre as reclamações apresentadas pelos produtores, está o aumento das exigências dos bancos na hora de contratar financiamento, inclusive com garantia real. Além disso, há queixas sobre venda casada e sobre “mix” de taxas, quando há mistura entre recursos controlados e crédito livre.

Porto 

A disparada das exportações de milho safrinha e a venda dos estoques da soja vão provocar um forte movimento de navios graneleiros no Porto de Paranaguá.

A previsão da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina é que a movimentação entre agosto e outubro seja 71% superior ao do mesmo período do ano passado, atingindo 5,48 milhões de toneladas de grãos no Corredor de Exportação. Mais de 80 navios graneleiros devem carregar no terminal.

Tradicionalmente, nesta época do ano, os embarques de soja começam a desacelerar, dando lugar ao milho colhido na safra de inverno. Contudo, nesse ano haverá coincidência atípica de embarques dos dois tipos de grãos.

Trator Solidário 

E ontem a Sicredi União PR/SP, Seab/Emater e Prefeitura de Londrina, fizeram a entrega da primeira colhedora de grãos dentro do Programa Trator Solidário do Governo do Paraná região de Londrina.

A colhedora foi financiada pela Sicredi União, por meio do Pronaf com as diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários.  O equipamento teve custo de R$ 317 mil, financiados em 10 anos, com 5,5% de juros ao ano.

Clima 

E as atividades agrícolas, que dependem de boas condições atmosféricas, estão paralisadas no momento. Houve ocorrência de ventos fortes em várias região que podem ter acarretado acamamento de algumas lavouras.  Os prejuízos serão quantificados nos próximos dias.