São Paulo, 22 – O preço de referência do litro do leite no Rio Grande do Sul em outubro deve fechar em R$ 1,0609, valor 3,47% menor em relação ao consolidado em setembro (R$ 1,0991). A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 22, em nota, pelo Conseleite gaúcho. De acordo com o conselho, a situação reflete o período de safra no Estado, mas a queda foi mais amena em 2019 em relação a anos anteriores.
“A redução pontual da pesquisa de outubro foi puxada pela diminuição do leite UHT, carro chefe do mix do Estado, mas teve compensação parcial com a alta do leite em pó”, diz o Conseleite, acrescentando, ainda, que a tendência de mercado é de estabilidade, pois o volume captado de matéria-prima começa a cair, com a redução da produção no campo nas próximas semanas.
“Em 2019, o UHT apresentou estabilidade. Diferentemente de outros anos, quando se registraram variações bruscas no preço, a curva do ano indica quedas e elevações suaves no preço do UHT”, disse o professor da UPF e responsável pelo estudo, Eduardo Finamore.