Prazo para inscrição no Vestibular 2016/2017 da UFPR termina nesta quinta-feira (15) (Foto: Divulgação/UFPR)

Instituição oferta 6.815 vagas nesta edição do processo seletivo. A inscrição custa R$ 120 e deve ser feita no site da universidade até as 16h do dia 15 de setembro

O prazo para quem pretende concorrer a uma vaga no Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) termina às 16 desta quinta-feira (15). A UFPR oferece 6.815 vagas nesta edição do processo seletivo. A inscrição custa R$ 120 e deve ser feita no site da universidade.

De acordo com a UFPR, a relação candidato-vaga por curso deve ser divulgada na quinta-feira (22).

A prova da primeira fase do vestibular, de conhecimentos gerais, será realizada no dia 23 de outubro. Já a segunda fase, com a prova de compreensão e produção de textos, será aplicada no dia 27 de novembro. Para os cursos que possuem prova específica, a prova está marcada para o dia 29 de novembro.

Em Curitiba, serão realizadas as provas para os cursos sediados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Os candidatos aos cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão optar por realizar as provas nas cidades-sede.

Neste ano, a UFPR anunciou três mudanças em relação ao processo seletivo de 2015. A primeira delas é que o candidato poderá ter acesso ao resultado da prova discursiva na segunda fase. A segunda é referente ao percentual de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que diminuiu de 30% para 20% – no ano passado, 1.929 vagas eram do Sisu, já neste ano o número caiu para 1.251. A terceira mudança é sobre a seleção para o curso de Música, que neste ano não exigirá mais prévia como no ano anterior.

A lista com os nomes dos candidatos com a inscrição homologada será disponibilizada no site da instituição a partir do dia 22 de setembro. A UFPR informou que metade das vagas será de concorrência geral e a outra metade será destinada de acordo com a lei do sistema de cotas.

Processo estendido
Para os cursos de estatística, matemática e matemática industrial, haverá um Processo Seletivo Estendido. Segundo a instituição, trata-se de uma avaliação em duas disciplinas realizadas ao longo do primeiro semestre letivo do ano de ingresso. 

Já para o curso de Música (Licenciatura e Bacharelado), os candidatos classificados para a segunda fase terão que fazer, além da prova de compreensão e produção de textos, uma prova objetiva de música e prova prática. Esta última será desenvolvida por uma banca composta por professores do curso de música.

As obras literárias indicadas são: “A Última Quimera” (de Ana Miranda), “Clara dos Anjos” (Lima Barreto), “Claro Enigma” (Carlos Drummond de Andrade), “Eles Não Usam Black-tie” (Gianfrancesco Guarnieri), “Fogo Morto” (José Lins do Rego), “Lavoura Arcaica” (Raduan Nassar), “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (Luís Carlos Martins Pena), “Sermão de Santo Antônio [aos peixes]” (Antônio Vieira), “Últimos Cantos” (Gonçalves Dias), e “ Várias Histórias” (Machado de Assis).