O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal coordenado pelo Governo do Estado, que tem como objetivo facilitar o acesso a cursos técnicos e profissionalizantes, para estudantes, trabalhadores e desempregados. Hoje o Paraná oferece cerca de 19 mil vagas gratuitas, em aulas ministrados em vários municípios diferentes.

Confirma a matéria do Paraná no Ar

Fabiana Campos Skrobot, diretora do departamento de educação e trabalho da secretaria estadual de Educação, explica que existem dos tipos diferentes de cursos. O primeiro, mais longo, dá o diploma de técnico e é composto em 800 horas de aulas a serem concluídas em dois anos. Segundo Fabiana, os cursos começam no início de cada semestre. “Os que começam no dia 29 de julho já estão com as matrículas abertas”, diz.

“O outro é o FIC (Formação Inicial e Continuada) com duração de 160 horas e tem matrículas abertas toda a primeira segunda-feira do mês”, afirma a diretora.
Quem tiver interesse em participar deve procurar as escolas estaduais do seu município para ver quais cursos estão disponíveis naquela região. Os requisitos são: ter no mínimo 16 anos e estar cursando o Ensino Médio. Para frequentar as aulas, os inscritos recebem também auxílio transporte e lanche.

Caso haja mais inscritos do que vagas ofertadas em determinado curso, a secretaria de Educação faz uma seleção em forma de prova, para ver quem será selecionado. Todas as aulas são ministradas por professores dos Serviços Nacionais de Aprendizagem – Senai, Senac, Sesc, Sesi, Senar e Senat.

Para mais informações sobre o Pronatec, acesse: https://pronatec.mec.gov.br/index.php