População volta às urnas para escolher novo prefeito em Francisco Alves

por Redação RIC.com.br
com informações do TRE-PR e supervisão de Caroline Berticelli
Publicado em 3 nov 2021, às 15h01. Atualizado em: 19 jun 2022 às 12h50.

No próximo domingo (7), cerca de 5,8 mil eleitores devem comparecer às urnas em Francisco Alves, no oeste do Paraná, para eleger a nova administração municipal. Em setembro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a realização de nova eleição devido a inegibilidade do registro de Valter Cesar Rosa (PSDB), candidato único eleito.

A candidatura de Rosa foi impugnada pela Justiça Eleitoral depois que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) rejeitou a prestação de contas apresentada por ele, que era prefeito até 2020.

Segundo a denúncia, enquanto atuou como prefeito, ele também trabalhou como presidente transitório do Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê de Iporã, mas não prestou contas referentes ao período no consórcio.

Rosa não chegou a assumir o mandato após as eleições e, desde janeiro de 2021, o cargo de prefeito é ocupado pelo presidente a Câmara Municipal.

Auditoria

Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar auditorias nas urnas em uma eleição suplementar, em cerimônia pública aberta para qualquer pessoa que quiser acompanhar.

Todos os procedimentos serão acompanhados pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, o desembargador Tito Campos de Paula, pelos membros da Corte Eleitoral e pelo diretor-geral, Dr. Valcir Mombach.

Como funciona

Para comprovar o funcionamento, a transparência e a segurança das urnas serão realizadas no dia da votação duas auditorias.

A auditoria de funcionamento de urna: confere a contagem, captação e apuração dos votos. O procedimento, totalmente filmado, será transmitido ao vivo pelo YouTube.

A auditoria de verificação dos sistemas: feita no próprio local de votação, antes do início da eleição.

O sorteio das duas urnas que serão auditadas acontece no sábado (6). Tanto o sorteio quanto a auditoria de funcionamento da urna serão realizados em cerimônia pública no Colégio Estadual Vicente Tomazini, também com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Já a auditoria de verificação dos sistemas acontece no próprio local de votação da urna sorteada, antes do início da eleição, no domingo.

Protocolo Sanitário

As recomendações de segurança sanitária determinadas para as Eleições 2020 estão mantidas. A principal recomendação é o uso de máscara desde o momento em que sair de casa para votar. Será disponibilizado álcool em gel para quem trabalha e também para uso do eleitorado.