Equipes de ajuda começaram a percorrer a região central de Curitiba e os bairros Boqueirão e Vila Guaíra, oferecendo serviços de saúde para população de risco e vulnerabilidade social.

As equipes, formadas por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, dentistas, auxiliares de saúde bucal e redutores de dano (profissional que atua no segmento de álcool e drogas), irão ofertar aos moradores de rua o acesso ao atendimento médico e odontológico.

O programa foi lançado oficialmente em Curitiba no dia 1° de agosto. Os profissionais ficarão nas ruas das 13h às 21 horas e percorrerão praças da região central, da Rodoferroviária, Boqueirão e Vila Guaíra. Os locais dos atendimentos foram definidos em parceria com o Movimento Nacional da População de Rua. Duas equipes ficarão no Centro devido à maior concentração de população de rua nessa localidade.

“Muitas vezes é complicado chegar até essas pessoas porque elas recusam o atendimento. Estamos trabalhando com a comunidade, conversando com os moradores e comerciantes para explicar o que vamos ofertar. A intenção é criar um vínculo com a população e diminuir a resistência ao serviço prestado”, explica Adriane Wollmann, coordenadora do Consultório na Rua.

Massuda destaca que o Consultório na Rua é uma estratégia nacional do Ministério da Saúde que tem como objetivo dar acesso à rede pública de saúde à população que não possui residência fixa e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. “São pessoas que, espontaneamente, não vão buscar atendimento médico, mas que também precisam ter a garantia de acesso a esses serviços”, comenta.