Policiais da Rotam são indiciados por assassinato de adolescente no interior Paraná
Três policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) foram indicados pelo Ministério Público do Paraná (MP/PR) pelo assassinato de um adolescente de 17 anos em Santa Isabel do Ivaí, no noroeste do estado, ocorrido em 8 de novembro de 2020.
Os acusados irão responder por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).
De acordo com o MP/PR, o jovem foi sequestrado pelos policiais em sua residência e levado até uma área de mata ciliar, onde teve as mãos amarradas para trás e foi executado com um tiro na têmpora.
O corpo do adolescente foi encontrado por amigos e familiares, dois dias após seu desaparecimento. Na ocasião, testemunhas informaram à Polícia Civil que ele foi visto pela última vez durante uma abordagem da PM.
A investigação apontou ainda que os policiais teriam cometido outros delitos como tortura, ocultação de cadáver, fraude processual e abandono de posto. A apuração desses crimes será feita pela Justiça Militar.
Retaliação por denúncia
A execução teria ocorrido como forma de retaliação ao adolescente, pois ele teria denunciado os militares por prática de agressões e torturas em uma abordagem anterior. O caso era investigado pela 3ª Cia. Independente da Polícia Militar investigava o caso.