O Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas será lançado em junho, durante a 5ª Semana Municipal de Enfrentamento às Drogas. O evento, marcado para o período de 19 a 26 de junho, terá atividades em várias regiões da cidade. A programação  foi definida por representantes de várias secretarias municipais e das regionais , em reunião na manhã desta terça-feira (19).

A população já está convidada a participar de uma grande caminhada, que acontecerá entre as praças Santos Andrade e Osório, no encerramento do evento, que coincide com o Dia Mundial do Combate às Drogas, em 26 de junho. Na abertura da Semana, no dia 19, acontecerá o lançamento oficial do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.

Outras atividades confirmadas para o período são videoconferências em todas as regionais; um evento na Praça Rui Barbosa, com a participação dos projetos Caravana do Bem, Guarda Mirim e apresentação de fantoches; Um Domingo no Parque Barigui (23), com ações de várias secretarias, e a Jornada Municipal de Dependência Química.

“O problema das drogas é transversal, daí a necessidade de envolver diversos organismos”, afirma o diretor de Política Pública Sobre Drogas da Secretaria da Defesa Social, Diogo Busse.

Ele informa que a meta principal é fortalecer a prevenção, o tratamento e a reinserção social. “O foco não deve ser o produto químico, mas o ser humano que se tornou vítima do problema”, explica. A perspectiva, segundo ele, é que Curitiba se torne uma referência nacional no enfrentamento às drogas.

Algumas ações da Política sobre Drogas já existentes em Curitiba

Bola Cheia: Programa que interage com crianças, adolescentes e jovens através do esporte, lazer, cultura e cidadania, com atividades às sextas-feiras e sábados, das 21h à 1h, em locais permanentes e seguros em cada uma das nove regionais da cidade.

Papo Legal: Diálogo interativo focado na prevenção às drogas e à violência, visando à conscientização sobre prejuízos causados.

Mães Contra o Crack: Em parceria com o Governo Federal, tem como objetivo levar informações, orientações e capacitação para 8,8 mil famílias na prevenção às drogas.

Rede de Ensino: Tem a finalidade de capacitar 600 pessoas da comunidade escolar (educadores, pedagogos, guardas municipais, agentes de saúde) envolvidos com estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino (RME), para a prevenção e o enfrentamento às drogas, em parceria com o governo federal.

Exportando Ideias: Formação de convênio técnico com intuito de assessorar os municípios paranaenses interessados na replicação dos projetos relacionados à prevenção e reinserção social quanto ao uso e abuso de substâncias psicoativas.

Cão Amigo: Cães treinados para atuar principalmente nas escolas municipais, realizando demonstrações socioeducativas de como encontrar a presença de drogas, de forma lúdica e sutil, entretendo os alunos e evitando o constrangimento de uma revista policial. Instrutores capacitados fornecem material ilustrativo e dialogam com os presentes.

Caravana do Bem: Atividades educativas e culturais que despertam a cidadania para restaurar o respeito e a valorização individual. Reúne oficinas itinerantes de dança, música, teatro e artes plásticas, além de palestras socioeducativas, realizadas nos bairros em unidades móveis.