De acordo com dados divulgados pelo IBGE no primeiro semestre deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) da agropecuária (riqueza produzida dentro das propriedades rurais) cresceu 14,7% quando comparado com o resultado do mesmo período de 2012.

Os resultados mostram o cenário favorável de preços no período de plantio, justificado pelas perdas de safra no hemisfério norte no segundo semestre de 2012. A avaliação é da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). (Universo Agro)

Geadas

As fortes geadas que atingiram o Paraná nos últimos meses provocaram grandes prejuízos no campo. Segundo números da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a primeira, em julho, resultou em cerca de R$ 1,2 bilhões em perdas. Café, trigo e milho foram as culturas mais prejudicadas. (Faep)

Vazio sanitário

Continua a fiscalização de propriedades rurais de cultivo de soja. Elas devem estar livres de plantas vivas até o dia 15 de setembro, quando se encerra o período do vazio sanitário no Estado.

Este ano, a equipe de fiscalização da Adapar já fez 76 autuações aos produtores, correspondente a uma área de 1.423,85 hectares. Neles, foram encontradas plantas de soja que não foram eliminadas.

PIB

O PIB paranaense cresceu 3,9% em agosto, comparado com o mesmo período do ano passado, superando  inclusive a média nacional de 2,%. Um dos fatores que contribuiu para esse aumento foi a safra de verão de 2013 que atingiu 23 milhões de toneladas, um resultado 31% maior do que o ano passado.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.