Estudo que contou com a participação do pesquisador brasileiro George Brown, da Embrapa Floresta, revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que em média, a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos em 25% e a biomassa aérea de plantas, em especial as utilizadas em pastagens.

O estudo aponta também que a biomassa das raízes aumentou em 20%. Outra conclusão é que as minhocas não afetaram o teor de nitrogênio das plantas, indicando que a qualidade não foi afetada. Na conclusão da pesquisa, as minhocas afetam principalmente a produtividade.

A comercialização da safra de café do Brasil 2014/15 (julho/junho) está em 65% da produção total estimada, relativa ao final de novembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.

Com isso, já foram comercializados pelos produtores brasileiros perto de 32 milhões de sacas de 60 quilos de café de uma safra de café brasileira de 49 milhões de sacas em 2013/14.

A safra de soja do Paraná está apenas com 9% do volume a ser colhido vendido, enquanto a média dos últimos anos para essa época é de 26%. O milho está com apenas 1% do volume vendido, enquanto a média para esse período é de 8%. Além disso, 45% da segunda safra de milho 2013/14 ainda está estocada.

Os produtores rurais de Toledo e região estão animados com a safra verão. As condições climáticas até o momento são oportunas e proporcionam que 75% das lavouras de soja e 80% das de milho estejam em boas condições. O atual momento confirma a estimativa de alta produtividade da safra 2014/2015.

Conforme o Deral, com exceção do milho, todos os demais grãos estão com cotações abaixo das praticadas no ano passado. Conforme o relatório do órgão, a comercialização de grãos está em compasso de espera. Os produtores estão relativamente capitalizados e sem pressa para vender a produção, embora haja demanda.