ECMO: tratamento que Paulo Gustavo está sendo submetido salvou vida de fisiculturista curitibano
A assessoria do ator Paulo Gustavo informou nesta sexta-feira (2) que devido a um agravamento no quadro clínico de covid-19 o humorista foi submetido a terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea). Este tratamento funciona com uma máquina que faz o trabalho dos pulmões e coração artificialmente.
No ano passado, um fisiculturista de Curitiba, que passou 62 dias internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), utilizou a terapia por ECMO e sobreviveu. Durante 23 dias, Kaique Barbanti, de 28 anos, realizou o tratamento conectado à máquina que faz a função dos pulmões e do coração artificialmente.
Na prática, o equipamento realiza a troca de oxigênio que o pulmão deveria fazer. Desta maneira, o órgão do paciente descansa até que o corpo esteja em uma condição melhor. O tempo que o tratamento pode ser realizado varia. O fisiculturista Kaique ficou 23 dias conectado à máquina.
Estado de saúde de Paulo Gustavo
O ator Paulo Gustavo permanece intubado na UTI. O humorista, que foi diagnosticado com covid-19, foi internado no dia 13 de março e nos últimos dias vinha tendo uma boa recuperação. Entretanto, na noite desta sexta-feira (2), a assessoria informou uma piora.
“Optamos pelo início da terapia coadjuvante com ECMO, com o objetivo de permitir uma melhor recuperação da função pulmonar. Após o agravamento ocorrido, a situação permanece estável nas últimas horas”, disse a equipe médica.
Nas redes sociais, o marido e o pai de Paulo Gustavo se pronunciaram nas últimas horas relatando o momento difícil.