PARTE DA NOSSA VIDA (CACAU)!

Publicado em 16 jul 2021, às 11h44. Atualizado às 11h48.

MINUTO DO RIVA: QUEM TEM CÃOZINHO NA FAMÍLIA, TEM AMOR INCONDICIONAL!

A frase logo ali em cima parece clichê, chavão, piegas…e é, mas também muito verdadeira.

Em 2016, decidimos ir até uma feira de adoção de animais. As filhas ficaram animadas. Lá chegamos, rodamos e, quando demos de cara com essa figurinha aí da foto, ela nos adotou. Imediatamente, quase pulou do cercado, abanou o rabo com tanta força que parecia uma “lambadeira” – tememos que se quebrasse ao meio. Ela nos escolheu! Na foto acima, o dia em que nos reunimos como um bando só!

Desde então, havia um amor incondicional, em nossa casa. As vezes, tinha a impressão que a Cacau sabia o que sentíamos: ao estarmos tristes, vinha se esgueirando, com olhar baixo, e se entremeava em nossos pés; quando estávamos alegres, pulava muito, corria, latia; era uma vigia impressionante e não deixava ninguém se aproximar das crianças sem aprovação dela. Comigo, era um grude. Sentava, deitava, recebia comandos que nunca ninguém ensinou. Acima de tudo, transparecia gratidão por ter um lar, uma família que a acolheu.

Tempos depois, uma colega de RIC me disse que aquela “cachorrinha” havia sido encontrada por ela, nas ruas, prenhe e maltratada. Ao parir, perdeu os dois filhotinhos. Claro, ao sabermos, ficamos muito mais comovidos e felizes por tê-la conosco.

Por isso, te indico: adote um vira-latas ( ou SRD). No Brasil, existem mais de 170 mil pets para adoção, mais da metade deles em abrigos. Normalmente, vêm desverminados, vacinados e castrados (ideal para evitar doenças futuras e proliferação). Se não quer adotar, compre algum bichinho de criadores conscientes e corretos, que não exploram cadelas como matrizes e, se vir isto, denuncie. Em nosso território, temos hoje 50 milhões de animais domésticos, a segunda maior comunidade do mundo. Sensacional! Mostra que ainda temos amor guardado para ceder, sem esperar nada em troca, um alento, em tempos tão estranhos e sombrios. A lei mudou e não são mais apenas coisas, mas seres com sentimentos, o que aumentou a pena para quem maltrata e os machuca ( Lei 14.064/2020). Delegacias do meio-ambiente ou animais, ganham destaque. Ótimo. A medicina comprova que crianças que convivem com animais desenvolvem menos doenças respiratórias e são mais sociáveis, além de terem mais equilíbrio emocional. Aqui, citei poucas coisas, porém, veja como são incríveis para gente!

Eu confesso: quando via alguém chorando por um animalzinho perdido, pensava ser exagero e até criticava. Nessa semana, que perdemos essa “anjinha” de patas para um AVC, seguido de muitas convulsões, entendo como a dor é realmente real, existe luto e necessitamos passar pelo processo.

– Mas, Riva, por que não termos os mesmos sentimentos com crianças abandonadas e idosos? Necessitamos ter, por óbvio. Talvez, penso eu, os animais nos ensine esse sentimento e, aí sim, podemos repassá-lo a outros seres humanos.

Palavras escritas aqui são, sim, uma última homenagem à nossa grande parceira: TE AMAMOS, Cacau! Sua ausência ainda nos dói muito.

Obrigado, por tudo que nos ensinou – lealdade, amor, amizade, entrega e gratidão.

Você foi muito “fera” (mansa) em nossas vidas!

Era isso!

Sorte e paz!

Vamos juntos!

Me siga nas redes sociais: @rivarivaroli (outras redes) / @rivarolioficial (instagram)