Foto: Suami Dias/Fotos Públicas

Todas as escolas paranaenses no ranking das 200 melhores são particulares

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta terça-feira (04) dos dados referentes ao Exame do Ensino Médio Nacional (ENEM) 2015. Mais de 15 mil escolas participaram no último exame e entre as 200 melhores colocadas, apenas cinco são do Paraná, todas elas particulares: Colégio Positivo, em Curitiba (47º), Colégio Alfa Avenida, em Cascavel (50º), Colégio Alfa Umuarama (147º), Colégio Bertoni, em Foz do Iguaçu (172º) e Colégio Dom Bosco, em Curitiba (179º). Entre as escolas públicas, o Colégio da Polícia Militar do Paraná teve  as melhores notas do Estado, com média 611,82. A nível de comparação, a melhor média do Enem foi 751,2, do Colégio Objetivo Integrado, de São Paulo.

O recorte das cem primeiras mostra que apenas três escolas públicas pertencem à “elite” do ensino médio no País, todas ligadas a universidades federais e que exigem prova para ingresso, selecionando os alunos mais preparados: Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, Colégio Politécnico da Universidade Federal Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O que chama a atenção é que o desempenho geral das escolas no Enem 2015 piorou em Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza. As notas só aumentaram em Ciências Humanas e Redação, em relação à edição de 2014. 

A nota de Matemática recuou de 481 pontos em 2014 para 475 pontos. Em Ciências da Natureza, a queda foi de 487 pontos para 478 pontos. Já em Linguagens, saiu de 511 para 504. Em Ciências Humanas, o aumento foi de 546 pontos para 555 pontos. Em Redação houve a maior mudança (de 52 pontos): a nota subiu de 491 pontos para 543 pontos.

Para fazer parte do ranking do Enem, os colégios precisavam atender a dois requisitos: pelo menos dez alunos deveriam ter participado do exame e esse número deveria ser igual ou superior a 50% dos estudantes matriculados na instituição. Cerca de 15 mil escolas, das redes pública e particular, tiveram suas médias divulgadas. O nível de participação entre colégios privados é superior ao da rede pública.

As notas apresentadas pelo Inep sobre o Enem de 2014 são distintas das médias por área de conhecimento apresentadas pelo próprio órgão no ano passado. Procurado, o instituto não soube explicar o motivo da diferença e disse que devem ser considerados os valores da divulgação desta terça-feira.