Depois de 42 anos na liderança da produção nacional de milho (1970 a 2012), o Paraná perdeu neste ano o posto de maior produtor do grão para o estado do Mato Grosso.

Segundo dados do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Agricultura e da Conab, o Paraná produziu nas duas safras 2012 e 2013, 17,46 milhões de toneladas contra 19,89 milhões de toneladas colhidas no Mato Grosso.

A perda de posição paranaense se deve ao maior investimento dos produtores mato-grossenses em novas tecnologias, como em variedades mais produtivas, além da expansão de área.(FOLHA WEB)

Preços

Pela terceira semana consecutiva, a média de preços dos 30 principais produtos hortigranjeiros comercializados no atacado da Ceasa – Curitiba voltou a baixar. No comparativo semanal realizado pela – Ditec (Divisão Técnica e Econômica), da Ceasa Paraná, houve redução de 5,47% nas cotações de ontem, segunda-feira, 28, em relação à semana anterior. (SEAB)

Soja

Tempo bom na região de Cascavel faz com que os produtores de soja entrem na reta final da semeadura. As condições climáticas estão favoráveis para o plantio e desenvolvimento da cultura. (SEAB)

Febre aftosa 

O Governo do Estado, através da Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, lança hoje, terça-feira 29, em Umuarama, a segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra febre aftosa,

A campanha entra em vigor de 1º a 30 de novembro. Deverão ser vacinados todos os animais bovinos e bubalinos de todas as idades. O lançamento será pela manhã no Hospital Veterinário da Unipar, Campus 2, em Umuarama. (SEAB)

Produção agrícola 

Apenas quatro Estados brasileiros concentraram mais da metade do valor da produção nacional agrícola em 2012. São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná responderam por 55,4% do valor da safra do ano passado.

As informações são da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgada nesta sexta-feira, 25 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Triticultura 

O Governo do Paraná encaminhou ao Ministro da Agricultura, Antônio Andrade um documento contendo propostas para a triticultura paranaense – safra 2014. O material foi produzido pela Faep em parceria com a Ocepar.

O objetivo central é apresentar proposições de ações e de políticas que suportem e estimulem a produção de trigo e de cereais de inverno, contribuindo no processo de ampliação da produção nacional.

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.