O Paraná ocupa a melhor colocação na produção de frango entre os estados brasileiros, no mesmo trimestre em que o Brasil apresentou recuo no número de abates. Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas do Estado do Paraná a participação do Estado na produção nacional soma 61,7%. (Sindiavipar)

Milho e soja 

O plantio de milho e soja no Paraná já começou, mas os trabalhos que foram adiantados na última semana serão paralisados nos próximos dias. Uma frente fria está estacionada no Estado e provoca chuva forte, principalmente na região oeste, área onde os trabalhos no campo foram iniciados. (Jornal do Tempo)

Agricultura de Precisão

Com a intenção de orientar os produtores rurais sobre as vantagens do uso da Agricultura de Precisão (AP), o SENAR-PR promove o seminário itinerante “Seminários Agricultura de Precisão”. São cinco encontros realizados em setembro e outubro em todas as regiões do Paraná (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Toledo).

O objetivo é mostrar o que é a Agricultura de Precisão, as vantagens econômicas para quem produz, a gestão das lavouras, as ferramentas envolvidas nessa tecnologia, além das técnicas atuais e as perspectivas da Agricultura de Precisão. (Senar PR)

Estoques

O governo Federal poderá comprar pouco mais de 2 milhões de toneladas de milho e trigo para recompor seus estoques aproveitando os melhores preços já registrados dos últimos quatro anos. As compras devem ser diretas a produtores, afirmou o ministro da agricultura Neri Geller.

As compras de milho poderiam chegar a até 1,5 milhão de toneladas, quase dobrando os volumes em estoques públicos da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, enquanto as aquisições de trigo poderiam alcançar até 600 mil toneladas.

Bovinos 

A oferta de bovinos gordos está restrita por retenção do pecuarista. Por outro lado, com a demanda por parte das indústrias com a aprovação de diversas plantas para exportação, a tendência é de aumento da procura de bovinos terminados. Por esse motivo, o preço da arroba já está apresentando forte elevação, resultado da dificuldade na aquisição de bovinos gordos para abate. (Safras&Mercado)

Para assistir às matérias do RIC Rural, clique aqui.