O Governo do Paraná enviou na tarde desta terça-feira (26/06) um helicóptero com três tripulantes para reforçar uma operação policial em Alagoas. Requisitada pelo Ministério da Justiça, a aeronave do Grupamento Aeropolicial de Resgate Aéreo (Graer) deverá permanecer por 15 dias naquele estado nordestino.
O helicóptero Falcão 4, adquirido em 2010 pelo Governo do Estado, tem autonomia para três horas e meia de voo e capacidade para sete pessoas mais equipamentos. O comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da Costa, explicou que a tripulação será composta por dois pilotos, dois tripulantes operacionais multimissão e um policial para apoio solo. “São todos profissionais capacitados para atuar em missões, como de policiamento ostensivo, fiscalização e resgate”. A aeronave irá auxiliar a operação que será iniciada quarta-feira (27/06), em Maceió, para o combate da criminalidade e do tráfico de drogas.
O Graer é vinculado à Secretaria da Segurança Pública, é formado por 45 integrantes das polícias Militar e Civil, e tem três helicópteros e dois aviões. De janeiro a maio deste ano, o grupamento fez 67 resgates de vítimas de acidentes, ocorrências médicas e outras situações emergenciais. No mesmo período, o Graer prestou apoio a atividades policiais em 90 ações, entre as quais patrulhamento e fiscalização de ocorrências.
Salvamentos – No ano passado, o governo estadual enviou uma tripulação, com helicóptero e equipamento, para ajudar nas buscas e salvamento das vítimas da chuva no estado do Rio de Janeiro. As enxurradas provocaram mortes, deslizamentos de terra, desabamentos e soterramentos. Um trabalho semelhante foi realizado pelo grupo em Santa Catarina em 2008. “Essas experiências foram importantes e intensas e servem como treinamento para esse tipo de atividade”, disse o comandante.