Pesca

Paraná conquistou a posição de maior produtor de tilápia no cenário nacional. Em apenas três anos, o Estado saltou da 23ª colocação na classificação geral para a posição de líder no ranking do governo federal. No Norte do Paraná está instalado o segundo polo produtor.

Mesmo com essa conquista, o cenário é de preocupação, segundo os produtores da região, que afirmam não terem a quem vender a produção.

Safrinha

Pela primeira vez, desde 2006, os produtores de milho safrinha (segunda safra) de todo o País não receberão a subvenção ao prêmio do seguro rural do produto para o ciclo 2014/15.

A demanda para este ano estava estipulada em R$ 58,5 milhões para cinco mil agricultores por todo o território nacional, sendo que aproximadamente 70% deste volume (R$ 40,9 milhões) seria destinado ao Paraná. No ano passado, o valor liberado para a subvenção da commodity no País foi de R$ 72 milhões e, em 2013, R$ 97,5 milhões.

De acordo com informações do Deral, Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura, o Paraná deve produzir 10 milhões de toneladas de milho safrinha neste ciclo, queda de 3% frente ao ano passado. A área de plantio permaneceu estável em 1,89 milhão de hectares.

Commodities

O Brasil passa de 1º para 2º lugar na exportação de soja em grão e de carne bovina – as principais commodities agropecuárias do país – por crescer menos que seus concorrentes diretos em 2015.

Os números do mercado global – relatados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA – confirmam que os embarques brasileiros vêm sendo superados pelos norte-americanos, no caso da soja, e pelos indianos, no caso da carne vermelha.

De acordo com analistas, com relação a soja, essa perda de posição reflete a grave desvantagem logística do agronegócio brasileiro que, sem mudanças estruturais, o país vai continuar sofrendo para acompanhar seus principais concorrentes.

A desvantagem aparece, por exemplo, no tempo de espera de um navio para carregamento, que chega a três semanas no Brasil e se limita a dois ou três dias em portos norte-americanos.