Depois de vários dias com temperaturas acima dos 34 graus e com a umidade relativa abaixo da zona de segurança de 30%, alguns bairros da Região Sul de Curitiba foram atingidos por fortes pancadas de chuva na tarde desta segunda-feira.

De acordo com a Copel, as chuvas acabaram prejudicando o fornecimento de energia elétrica para aproximadamente 38 mil imóveis da capital, afetando os bairros do Novo Mundo, Capão Raso, Sítio Cercado e parte do Fazendinha. Segundo a companhia o serviço deve ser normalizado até às 22 horas.

O Instituto Tecnológico Simepar, prevê que o Estado terá chuvas localizadas no decorrer da semana. No entanto, a onda de calor intenso deve continuar, já que não há previsão de nenhuma frente fria com força suficiente para mover a densa massa de ar quente que está sobre os estados do Sul e do Sudeste do País. Ou seja, as temperaturas continuarão entre os 32ºC e os 34ºC na região Leste e os 34ºC e 35ºC nas regiões Oeste e Noroeste do Estado.

Segundo Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do Simepar, Curitiba voltará a registrar chuvas rápidas como as de hoje durante a semana, mas nada que amenize o calor. Nesta segunda-feira (3), por volta das 18 horas, quando já chovia em alguns bairros, os termômetros da cidade marcavam 34,2ºC.

Mais Calor

A previsão do Instituto para esta terça-feira é de que as temperaturas fiquem entre os 20ºC e os 31ºC na capital. Em Ponta Grossa os termômetros devem marcar entre 17ºC e 32ºC e em Guarapuava entre os 17ºC e os 31ºC. Londrina deve registrar mínima de 20ºC e máxima de 36ºC e a temperatura em Foz do Iguaçu não deve ficar abaixo dos 25ºC, podendo chegar até os 36ºC.

Há também previsão de incidência de raios na região Central e região Sul do Paraná. De acordo com o Simepar, o fenômeno deve ser favorecido pela massa de ar úmido que chega a essas regiões.