Na manhã da última quinta-feira (9), um pai matou os três filhos a facadas na Rua São Lourenço, Bairro El Dourado, em Palmas, município localizado no sudoeste do estado. Segundo informações do investigador Varela, da 5ª Subdivisão de Pato Branco, o acusado chama-se Vanderlei Santos Lima e tem 33 anos. O investigador afirmou que Vanderlei assassinou a facadas as três crianças e que logo após o crime tentou se matar, mas foi impedido pela população que o amarrou e chamou a polícia.  O homem apresentava lesões no corpo devido à tentativa de suicídio.

Duas das crianças levaram golpes no pescoço e a outra foi encontrada com ferimentos no tórax. De acordo com o boletim de ocorrência, os filhos tinham dois, cinco e dez anos.
Ainda segundo o investigador da Delegacia de Polícia Civil de Pato Branco, o pai, que estava desempregado, alegou que matou os filhos porque eles estavam passando fome. Vanderlei era usuário de drogas, alcoólatra e sempre apresentou comportamento agressivo.

A delegada do caso, Vera Lúcia Tapie, informou que o casal estava separado há dois meses mas morava na mesma casa. A divisão do imóvel era feita apenas por uma parede de compensado. A casa da avó ficava logo na frente. “O relacionamento deles sempre foi conturbado, o homem era violento, tanto com as crianças como com a mulher. Na noite anterior ao crime, Vanderlei viu a mãe com um homem na casa. Eles discutiram e Vanderlei disse a Ideli que se ela não terminasse o namoro ele mataria as crianças”. Ele não se conformava com a separação, afirma.

Na manhã do dia seguinte, Vanderlei e Ideli saíram cedo para trabalhar. Logo em seguida o acusado voltou para casa com um caminhão, veículo que ele utilizava no trabalho, chamou os filhos para passear e disse para a avó das crianças que voltaria com os três em breve. Momentos depois ele levou as crianças para um matagal e as assassinou. Apesar dos fatos, ele nega a acusação de que cometeu o homicídio motivado por ciúmes da ex-companheira.

Ideli dos Santos chegou ao local onde os filhos foram mortos, logo após o crime. Ela passou mal, desmaiou e foi socorrida. O secretário de saúde da cidade, Alexandre Decarli, afirmou que a mulher foi encaminhada ao posto de saúde e atendida por um psiquiatra, onde foi medicada, e que não chegou a ser transferida para um hospital. A mãe de Ideli, avó das crianças, também foi atendida no local.

Segundo informações dos familiares, as crianças já foram agredidas pelo pai anteriormente e que ele também teria ameaçado os filhos com um facão em outros momentos. A Delegacia de Palmas afirma que nenhum boletim de ocorrência por agressão foi registrado anteriormente.

Vanderlei Santos Lima está detido na penitenciária de Francisco Beltrão.

Velório
O velório das crianças está sendo realizado em uma capela próxima à casa da família. Na manhã desta sexta-feira (10), os familiares de Vanderlei compareceram ao local, mas foram impedidos de entrar, causando bastante tumulto. A Polícia Civil foi acionada para conter a confusão. Os familiares da mãe das crianças não admitiram a presença da família de Vanderlei no velório. As crianças serão enterradas nesta sexta-feira (10) às 18h no Cemitério Municipal de Palmas.